APP-Sindicato acompanha de perto a situação do Colégio Estadual José de Anchieta, de União da Vitória. Durante esta semana, a comunidade escolar realiza protestos contra a redução do número de funcionários(as) e professores(as) na escola. As manifestações começaram na terça-feira(05), um dia após do informe da Seed que extinguiu o cargo de vice-diretor no Colégio, alegando diminuição do número de alunos e alunas no período na manhã.
Para a APP, a medida é extremamente prejudicial ao funcionamento administrativo e pedagógico do José de Anchieta, pois não considera o aumento de estudantes nos turnos da tarde. A secretária de funcionários da APP, Nádia Brixner ressalta que o caso não é um problema isolado no Paraná e que o Sindicato recebe inúmeras denúncias de escolas com falta de professores(as) e funcionários(as). “A justificativa neste caso é da diminuição do número de estudantes. Mas, na parte da tarde, são 300 alunos a mais, ou seja, continuou no mesmo número de estudantes e há falta de pedagogo e também falta de funcionários”, explica Nádia.” Este caso específico é de um professor com um cargo de 40 horas. Terá que haver uma nova distribuição, alguns professores serão prejudicados e quem mais sofre com isso tudo são os alunos”, emenda a secretária.
A APP acompanha de perto a resolução do caso e revindica a regularização do porte de escolas para que os nossos alunos e alunas não continuem sendo prejudicados(as) por falta de aulas e estrutura pedagógica nos colégios públicos do Paraná. Conhece alguma situação semelhante na sua cidade? Entre em contato com a APP para que possamos continuar nossa defesa por uma educação de qualidade.