APP sediará Encontro Paranaense de Direitos Humanos

APP sediará Encontro Paranaense de Direitos Humanos


Encontro pretende rearticular campo popular dos direitos humanos no Paraná

A Terra de Direitos, em parceria com o Plataforma DHesca, Dom da Terra, Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (Cress-PR) e Centro de Referência em Direitos Humanos estão promovendo o Encontro Paranaense de Direitos Humanos do Paraná que ocorrerá nos dias 31 de Julho e 1 de Agosto, em Curitiba na sede estadual da APP-Sindicato.

O Encontro pretende promover o diálogo sobre a rearticulação do campo popular dos direitos humanos no Paraná e retomar a construção de uma rede estadual propositiva de monitoramento e acompanhamento das políticas públicas.

A promoção de um encontro que rearticule o debate público acerca dos movimentos sociais, sociedade civil e organizações sindicais fica cada vez mais necessária.  Desencadeando essa demanda, estão casos como o massacre do dia 29 de abril, as recentes tentativas de privatização das políticas e serviços públicos e a criminalização dos movimentos sociais – decorrente da reação do Governo do Estado em resposta às manifestações populares.

Entende-se que os direitos humanos não se restringem aos direitos civis e jurídicos e políticos, mas também os direitos econômicos, sociais e culturais.

Para Maiara Bitencourt, assessora jurídica da Terra de Direitos, um dos principais pontos do encontro é promover a comunicação entre grupos organizados. “A ideia do evento é que as forças populares comprometidas com a democracia e com o avanço social voltem a discutir conjuntamente os assuntos transversais de direitos humanos”, explica. “A finalidade disso é unificar as bandeiras e fortalecer as lutas, tendo em vista os retrocessos e perda de direitos que estamos vivenciando”, afirma a assessora.

Denúncias de violações de direitos humanos também serão relatadas no evento conforme inscrição prévia, e serão encaminhadas ao poder público em audiência. As denúncias estarão presentes na construção de um informe paralelo ao Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (PIDESC) apresentado pelo Governo Federal à Organização das Nações Unidas (ONU).

O histórico das lutas por direitos humanos no Paraná e a construção de estratégias de enfrentamento das violações no estado estão previstas na programação.

As inscrições para a participação no evento e para a apresentação de denúncias já estão disponíveis no site do Terra de Direitos. Acesse aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação Terra de Direitos

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU