APP se reúne com coletivo educacional da CNTE; encontro segue até terça (17)

APP se reúne com coletivo educacional da CNTE; encontro segue até terça (17)

O evento reúne dirigentes sindicais de todo o país com o objetivo de debater e traçar estratégias em defesa do novo PNE

Foto: CNTE

A APP-Sindicato participa nesta segunda e terça-feira (17 e 18) do Encontro do Coletivo Educacional da Confederação Nacional dos(as) Trabalhadores(as) em Educação (CNTE) em Brasília. O evento reúne dirigentes sindicais de todo o país com o objetivo de debater e traçar estratégias em defesa do novo Plano Nacional de Educação.

Representando a APP no encontro, estão a secretária educacional Vanda Santana e a secretária executiva Educacional Margleyse dos Santos. Já a secretária de Assuntos Jurídicos da APP e vice-presidenta da CNTE, Marlei Fernandes, coordenou a mesa de debates da tarde desta segunda, que contou com a presença do ex-presidente da Confederação e assessor da senadora Teresa Leitão (PT-PE), Carlos Abicalil. 

Vanda Santana explica que o debate é necessário para ampliar e assegurar o direito à educação básica, gratuita e com qualidade para todos(as). Além da implementação e ampliação do novo PNE, a plataformização e a valorização profissional estão entre os pontos em discussão.

“O objetivo central é debater a política educacional na perspectiva de trabalhadoras em educação, diante dos desafios do financiamento, da gestão democrática e da valorização dos profissionais. E também organizar a nossa participação na Conferência Nacional de Educação Extraordinária que irá elaborar o PNE para o período 2024 a 2034”, explica a secretária.

O tema da plataformização também está em pauta no encontro. A contribuição do Paraná para o debate é considerada pioneira entre as organizaçõe sindicais, tanto pelo avanço das tecnologias na rede estadual quanto pela reflexão e contraponto produzidos pela APP.

As dirigentes levaram a Brasília a nova Edição Pedagógica do jornal 30 de Agosto. O material traz, em primeira mão, o “Manifesto por uma educação humanizadora em tempos de tecnologias digitais”, documento fruto da construção coletiva da categoria no seminário “Plataformização da Educação: um debate necessário”, realizado no dia 1º de julho na APP.

>> Acesse a Edição Pedagógica aqui <<

:: Leia mais:

:: Impactos da austeridade: Plano Nacional da Educação pode terminar sem cumprir 90% das metas
:: CNTE anuncia realização da Conae em seminário na Câmara dos Deputados
:: MEC pretende alfabetizar 100% das crianças a partir de novo programa governamental

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU