APP retoma Caravanas da Educação com visitas a escolas nas regiões de Cornélio Procópio e Cambará APP-Sindicato

Dez dirigentes estaduais vão visitar escolas nesses municípios para debater com os(as) educadores(as) a pauta de reivindicações em 2024

A APP retoma na primeira semana de abril as Caravanas da Educação. Dez dirigentes estaduais vão visitar escolas de municípios dos Núcleos Sindicais de Cambará e Cornélio Procópio, juntamente com dirigentes regionais do Sindicato, para debater com os(as) educadores(as) a campanha salarial e a jornada de lutas de 2024.

“Vamos fazer o debate sobre a data-base, a questão financeira da defasagem salarial de 34%; a situação dos QFEB e também a pauta educacional, que considera essa onda de privatização e plataformização, fechamentos de turmas, turnos e até de escolas”, resume Sidineiva Gonçalves de Lima, secretária de Organização da APP.

“São questões muito importantes, que tratam das condições de trabalho e do modelo de educação que o governo vem implantando”, diz Sidineiva. Os(as) dirigentes vão distribuir nas escolas o jornal mural com as pautas para esse ano, ajudando a orientar os debates.

Sidineiva ressalta que as caravanas são importantes porque possibilitam aos dirigentes estaduais terem contato com as realidades das escolas em cada localidade do Paraná. “Isso ajuda a renovar os argumentos e dá mais disposição para o pessoal fazer a luta”, afirma.

As caravanas são importantes também porque aproximam a categoria dos dirigentes. “O pessoal se sente lembrado e visto pela direção. Muitos educadores(as) não têm condições de ir para uma assembleia ou outra atividade estadual. Essas visitas possibilitam uma relação mais afetuosa, aproximando mais a direção estadual da categoria”, explica.

Em 2024 a Caravana vem em novo formato, atendendo a um número maior de Núcleos Sindicais e envolvendo mais dirigentes regionais. “A participação deles é muito importante, porque eles conhecem a realidade de cada escola e a gente potencializa esse dirigente como liderança na sua região”, diz Sidineiva.

O projeto Caravanas da Educação começou em 2016, com visitas às escolas dos 29 Núcleos Sindicais da APP. O objetivo é levar o Sindicato para dentro das escolas e oportunizar o debate da pauta da categoria e sobre a situação das escolas no âmbito local e estadual.

A direção estadual considera que esta é uma das muitas atividades do Sindicato e um importante momento para tirar dúvidas e fortalecer a união da categoria para as questões atuais: como a luta pelo pagamento da data-base, a defesa pelo ensino público e os enfrentamentos às propostas nacionais e estaduais que atacam a liberdade de ensino, o piso salarial da categoria e o acesso dos(as) estudantes à escola pública.