APP repudia intimidação sofrida pelas professoras do Colégio Elysio Viana

APP repudia intimidação sofrida pelas professoras do Colégio Elysio Viana


NOTA DE REPÚDIO

A direção estadual da APP- Sindicato vem a público repudiar a ação de intimidação que a chefia do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Curitiba tomou contra as professoras e a diretora do Colégio Estadual Elysio Viana. Tal intimidação ocorreu devido à visita, de cunho pedagógico, que essas docentes realizaram à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), no dia 07 de outubro de 2015.

A visita fez parte do projeto “Ler e Pensar”, coordenado pela professora Luciane Costa. A agenda já havia sido marcada há alguns dias para o dia 6 de outubro. No entanto, o cerimonial da Assembleia solicitou o adiamento para o dia 7, por questões internas da Casa Legislativa. Assim, de acordo com o indicado pela Alep, no dia 7 as professoras Elma Cristina e Luciane Costa, juntamente com a diretora Mary Ellen, levaram os alunos do 6º, 7º e 8º ano para realizar a visita conforme agenda prevista.

Inicialmente, os(as) visitantes foram levados aos gabinetes dos(as) deputados(as). Em seguida, foram até o Salão Nobre e lá participaram de uma palestra. Na sequência, se dirigiram as galerias do plenário, para acompanhar as votações que estavam ocorrendo. Após isto, o previsto é que iriam continuar conhecendo os outros espaços da casa. No entanto, como estava ocorrendo neste dia a votação do projeto de lei que altera as regras para eleições de diretores (PL 631/2015), a Secretaria de Estado da Educação estava presente com todas as chefias de NREs e direções de escola. Também estavam presentes diretores(as), professores(as) e funcionários(as) de escola, convocados(as) pela APP Sindicato para acompanhar a votação do PL 631/2015. O presidente da Casa, deputado Ademar Traiano, saudou os presentes e destacou a visita dos(as) estudantes, das professoras e diretora do Colégio Elysio Viana.

Neste momento, a chefa do Núcleo de Educação de Curitiba determinou à assistente de área que fosse intimidar moralmente a diretora da escola e as professoras, insinuando que elas não poderiam estar lá, participando daquela sessão, e que estavam ali sem autorização. A assistente também alegou que os(as) estudantes estavam tumultuando a votação, instigados(as) pelas professoras. Com esta atitude desrespeitosa, os(as) visitantes se retiraram da Alep antes mesmo de encerrar toda a programação que estava prevista e foi planejada, semanas antes, pelas professoras.

Repudiamos a atitude da chefa da NRE e lamentamos o não reconhecimento, por parte dela, de um trabalho tão importante quanto este desenvolvido pelas professoras e pela direção do Colégio Estadual.

Direção Estadual da APP-Sindicato

MENU