APP reivindica ampliação do número de vagas na retomada do PDE à Seed

APP reivindica ampliação do número de vagas na retomada do PDE à Seed

Em ofício protocolado nesta sexta-feira (25), Sindicato sugere programação para garantir o direito dos(as) professores(as) de evoluir na carreira  

A APP-Sindicato enviou ofício nesta sexta-feira (25) à Secretaria de Estado da Educação (Seed) solicitando a ampliação de vagas do PDE – Programa de Desenvolvimento Educacional. O documento pede que sejam oferecidas 4.151 mil vagas para o programa no ano que vem, quando o PDE será retomado, e não apenas as 1,6 mil vagas anunciadas informalmente pela Seed.

“Consideramos muito importante que nessa retomada do PDE seja ofertado número de vagas que favoreça a todos da nossa categoria que já estariam promovidos para o Nível 3 da carreira, se não houvesse ocorrido a suspensão da oferta do programa”, afirma o presidente da APP, professor Hermes Leão.

O documento enviado à Seed mostra que a suspensão do PDE desde 2017 causou um represamento do número de professores aptos a participar do programa. A APP sugere uma programação para zerar esse número em oito anos e garantir o direito dos(as) professores(as) de evoluir na carreira.

A APP aponta que há 29.648 professores no Nível II – classes de 8 a 11 da carreira, todos aptos a participar do PDE. “Entendemos que é possível o governo ampliar essa turma da retomada do PDE e estaremos acompanhando de perto esse processo”, diz Hermes Leão.

“Devido ao grande número de professores(as) aptos(as) e à necessidade de acelerar o processo formativo do corpo docente e realizar a justa promoção na carreira, apresentamos proposta de atendimento com a aplicação primeiramente de 14% (4.150 vagas) como oferta no ano inicial para ingresso no Programa e outras 4.000 vagas nos anos seguintes”, registra o ofício.

Veja a íntegra do ofício a seguir.

of152protocolado