APP reitera direito de reposição do dia 29 em reunião na Casa Civil

APP reitera direito de reposição do dia 29 em reunião na Casa Civil


No início da noite de hoje (1º), após um dia de mobilizações em todo o Paraná contra o lançamento da falta do dia 29 de abril, a direção da APP-Sindicato se reuniu com o secretário chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni. Na reunião, que teve um início tenso, também estavam presentes a secretária estadual de Educação Ana Seres Comin e o deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Luiz Cláudio Romanelli. A pauta da reunião foi o direito da categoria de realizar a reposição do dia 29, quando ocorreu a grande manifestação – organizada pelo Fórum das Entidades Sindicais (FES), Frente Brasil Popular e pela APP – para rememorar o massacre contra os(as) servidores(as) no ano passado. Também foi debatida a necessidade de o governo reabrir, de fato, a negociação efetiva com a categoria.

Durante a reunião com o secretário Rossoni, o presidente da APP, professor Hermes Silva Leão, foi enfático: a medida do governo, de lançar a falta e descontar o dia, representa uma prática antissindical gravíssima e o cerceamento à livre organização sindical. Hermes também relatou o assédio moral brutal protagonizado por alguns Núcleos Regionais de Educação (NREs) contra direções de escolas pelo Estado. “Está insuportável o comportamento de alguns Núcleos. Infelizmente, ao tomar este caminho, o governo reedita a violência contra a nossa categoria, especialmente porque é uma punição que está voltada unicamente para a Educação”, avaliou.

Também foi relembrada na reunião a questão dos 200 dias letivos e de como a não reposição prejudicará os(as) estudantes. “Reafirmamos inúmeras vezes o nosso compromisso em repor o dia paralisado e, desta forma, assegurar aos nossos estudantes o direito previsto na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional dos 200 dias e 800 horas de efetivo trabalho pedagógico”, destacou o presidente da APP. O secretário chefe da Casa Civil ouviu  atentamente o posicionamento da direção da entidade e comprometeu-se em levá-lo, mais uma vez, para discussão interna no âmbito do governo do Estado. Os outros temas pauta – como a questão do pagamento de progressões e promoções – deverão ser tratados em negociações futuras.

Pela APP, participaram da reunião, além do presidente da entidade, os(as) diretores(as): Marlei Fernandes de Carvalho, Luiz Fernando Rodrigues, Mário Sérgio Ferreira de Souza, Rose Mari Gomes, Walkíria Olegário Mazeto e Nádia Brixner.

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU