No início da noite de hoje (1º), após um dia de mobilizações em todo o Paraná contra o lançamento da falta do dia 29 de abril, a direção da APP-Sindicato se reuniu com o secretário chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni. Na reunião, que teve um início tenso, também estavam presentes a secretária estadual de Educação Ana Seres Comin e o deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Luiz Cláudio Romanelli. A pauta da reunião foi o direito da categoria de realizar a reposição do dia 29, quando ocorreu a grande manifestação – organizada pelo Fórum das Entidades Sindicais (FES), Frente Brasil Popular e pela APP – para rememorar o massacre contra os(as) servidores(as) no ano passado. Também foi debatida a necessidade de o governo reabrir, de fato, a negociação efetiva com a categoria.
Durante a reunião com o secretário Rossoni, o presidente da APP, professor Hermes Silva Leão, foi enfático: a medida do governo, de lançar a falta e descontar o dia, representa uma prática antissindical gravíssima e o cerceamento à livre organização sindical. Hermes também relatou o assédio moral brutal protagonizado por alguns Núcleos Regionais de Educação (NREs) contra direções de escolas pelo Estado. “Está insuportável o comportamento de alguns Núcleos. Infelizmente, ao tomar este caminho, o governo reedita a violência contra a nossa categoria, especialmente porque é uma punição que está voltada unicamente para a Educação”, avaliou.
Também foi relembrada na reunião a questão dos 200 dias letivos e de como a não reposição prejudicará os(as) estudantes. “Reafirmamos inúmeras vezes o nosso compromisso em repor o dia paralisado e, desta forma, assegurar aos nossos estudantes o direito previsto na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional dos 200 dias e 800 horas de efetivo trabalho pedagógico”, destacou o presidente da APP. O secretário chefe da Casa Civil ouviu atentamente o posicionamento da direção da entidade e comprometeu-se em levá-lo, mais uma vez, para discussão interna no âmbito do governo do Estado. Os outros temas pauta – como a questão do pagamento de progressões e promoções – deverão ser tratados em negociações futuras.
Pela APP, participaram da reunião, além do presidente da entidade, os(as) diretores(as): Marlei Fernandes de Carvalho, Luiz Fernando Rodrigues, Mário Sérgio Ferreira de Souza, Rose Mari Gomes, Walkíria Olegário Mazeto e Nádia Brixner.