Escola aberta, só na hora certa! O cenário mostra a seriedade dos casos de Covid-19. A pandemia não deu trégua e não dará até que toda a população seja vacinada. A defesa da APP-Sindicato e de especialistas refere-se justamente por salvar vidas. Todos(as) querem o retorno das atividades presenciais, mas, é preciso vacinação e segurança.
Diante da grave situação, cerca de uma centena de escolas da rede pública tiveram que ser fechadas no Paraná, após a decisão do governo de volta às aulas presenciais, pela confirmação de casos de contaminação. Assim, a direção da APP-Sindicato reforça a importância da denúncia, fiscalização das condições sanitárias e de biossegurança das escolas. A comunidade tem que estar a par da verdade e não do que o governo apenas anuncia pela mídia.
Veja novamente a orientação do Sindicato – Ao constatar casos de contaminação, os(as) educadores(as) devem informar imediatamente a Comissão de Biossegurança da Escola e a Direção, além de preencher a Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT). O próximo passo depende das direções escolares para que informem os casos de contaminação aos Núcleos Regionais de Educação e às autoridades de saúde local ou regional, além de realizar o fechamento das escolas diante dos casos de contaminação. É mais uma ferramenta para cobrar a transparência dos casos e o fechamento da escola conforme o Decreto 4960/2020.
A secretária de Funcionários(as) da APP, Nádia Brixner, destaca que é fundamental que todos(as) os(as) profissionais da escola estejam atentos(as) à realidade de cada escola e que, em caso de contaminação na escola, preencham a CAT, inclusive os(as) terceirizados(as) que acessam a CAT via site do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
“Os profissionais da educação podem e devem denunciar os casos de contaminação e publicizar a falta de condições para o retorno das atividades presenciais. A APP-Sindicato também atende um canal de denúncia, onde os casos são compilados no documento construído para as ações estaduais”, disse Nádia.
Para realizar as denúncias, os(as) profissionais podem encaminhar os detalhes para o e-mail [email protected], junto com o preenchimento do formulário (aqui). Já para denúncia no MP-PR (aqui).
✔ Veja algumas publicações anteriores:
::Sindicato reforça necessidade de denúncias em casos de contaminação em Escolas
::Denúncia: Assédio e pressão pelo retorno presencial é principal queixa de Educadores(as)