APP recebe comissão de professores(as) aprovados(as) no Concurso de 2013

APP recebe comissão de professores(as) aprovados(as) no Concurso de 2013


Nesta sexta-feira (11), a direção da APP-Sindicato recebeu, em sua sede estadual, em Curitiba, uma comissão formada por professores(as) PSSs aprovados no último concurso do magistério do Estado, realizado em 2013. O grupo, que foi recebido pelo presidente da APP, professor Hermes Silva Leão, e o diretor de Assuntos Jurídicos da entidade, professor Mário Sérgio Ferreira de Souza, solicitou o apoio da entidade no esforço de cobrar, do governo Beto Richa, a convocação dos(as) aprovados(as) que ainda aguardam chamamento.

De acordo com o professor Hermes, na reunião, os(as) educadores solicitaram que seja feito: um levantamento das vagas reais e do número de temporários que atuam, hoje, na rede e que poderão ser substituídos por concursados(as); a revisão do porte das escolas; a ampliação do número de vagas reais do concurso; a reavaliação do prazo de validade do concurso; a realização de um levantamento do números de professores(as) aposentados(as) desde 2013 (que, na prática, significa a abertura de vagas nas escolas); a nomeação dos 295 concursados que fizeram exames e que, até o momento, ainda não foram nomeados. Além disso, a APP fará uma pesquisa sobre se existem casos nos quais a Justiça obriga o Estado a convocar aprovados(as) quando comprovada a existência de vagas.

“As demandas e expectativas dessa comissão, que se organiza, inclusive, em grupos nas redes sociais, são legítimas. A maioria dos pontos a APP tem, reiteradamente, sido cobrada do governo pelo sindicato. Mas a comissão trouxe novos elementos que a direção do Sindicato acrescentará ao debate com a Secretaria de Educação, inclusive na reunião já marcada para o próximo dia 17”, informou o presidente da APP. Para a professora Andrea Oliveira, integrante da Comissão, a conversa foi positiva. “Fomos bem recebidos pelos diretores da APP e saímos com a certeza que, mais uma vez, podemos contar com o nosso sindicato”, avaliou.