APP realiza lançamento de 8ª Conferência da Educação; saiba tudo sobre o evento

APP realiza lançamento de 8ª Conferência da Educação; saiba tudo sobre o evento

Para a construção da conferência estadual, reuniões municipais e estaduais serão realizados por todo o Paraná

Diante da necessidade de fomentar o debate e avançar em pautas fundamentais para a categoria da educação, foi lançada na tarde da última terça-feira (3) a 8ª Conferência Estadual da Educação da APP-Sindicato.

A Conferência Estadual será realizada em agosto. Já as etapas municipais e regionais iniciam a partir do dia 20 de maio e seguem até o dia 10 de junho. 

>> Quer receber notícias da APP e das mobilizações por Whatsapp ou Telegram? Clique aqui!

“A Conferência é uma marca para a APP. Nestes 75 anos de história e de luta do nosso sindicato, um diferencial da entidade é fazer o debate das políticas educacionais com o mesmo peso do debate das carreiras e da conjuntura”, explica a secretária educacional da APP-Sindicato, professora Vanda Santana.

Nas etapas municipais, a conferência ocorrerá nas escolas. Não sindicalizados(as) poderão participar e contribuir na construção de proposições que serão debatidas no encontro estadual. Já nas etapas regional e estadual, será necessário ser sindicalizado(a) para participar.

Para nortear as discussões, um caderno de teses será distribuído, auxiliando os(as) educadores(as) na construção das propostas.

“Os textos são provocadores do debate, é importante que vocês nas escolas possam organizar o debate. Todos os temas que temos na escola estarão neste caderno e se tem algum tema na escola que não está neste caderno, adicionem”, enfatiza a presidenta da APP-Sindicato, professora Walkíria Mazeto.

Além da APP-Sindicato, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) participa como parceira na construção do debate. Ao final, a Unespar fará a certificação para todos(as) os(as) participantes.

“A Conferência não acontece sozinha. Temos muitas pessoas envolvidas e entidades parceiras como a Unespar para a certificação e construção do debate. O debate transcende as fronteiras paranaenses, vai contagiando inclusive pesquisadores(as) de outras universidades”, conta Nadia Brixner, secretária executiva educacional.

Jussara Aparecida Ribeiro, secretária de políticas sociais e direitos humanos, integrou a mesa de lançamento e reforçou a importância da participação. “É um período fundamental para debater, compreender a conjuntura e construir novos caminhos”.

Também participaram Paulina Muniz, professora da rede estadual em Guaratuba; Lourdes Silva, funcionária de escola em Maringá; Antônio Carlos Aleixo, professor da Unespar e Selma Rocha, professora e pesquisadora em políticas educacionais.

Ainda na live de transmissão, a presidenta da APP fez um breve relato sobre a reunião entre Sindicato e Seed, realizada ainda nesta terça. Clique aqui e confira o que foi debatido.

Confira abaixo a live na íntegra:

MENU