APP realiza Encontros Macrorregionais de Aposentados(as) durante o mês de maio


Estão acontecendo, no mês de maio, os encontros Macrorregionais de Aposentados(as) da APP-Sindicato. Realizados em diversas regiões do Paraná, o primeiro encontro aconteceu no dia 04 de maio, em Toledo.

Nesta quarta-feira, dia 10, é a vez da regional de Cornélio Procópio. O presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão, está participando do evento e explica que o debate trata da conjuntura brasileira. “Realizamos uma avaliação da conjuntura nacional procurando inserir o tema dos aposentados nesse contexto. Compreender que num governo como Temer e Richa, os quais têm como principal compromisso a redução do papel do estado em favor do lucro, é a tônica para organizar as mobilizações para barrar esses ataques”, pontua Hermes.

A secretária de Aposentados da APP, professora Valci Maria Mattos, destaca o debate de diversos temas que envolvem a rotina dos(as) aposentados(as). “Os debates são sobre a conjuntura, envelhecimento, a pessoa idosa na sociedade, violência, gênero, ben vivir, inserção do idoso nos Conselhos, além das pautas da categoria”, explica.

Hermes destaca que esse é um momento de trabalho de base com os(as) educadores(as) aposentados(as), que, apesar de afastados(as) da sua vida laboral, continuam na ativa e lutando pela educação. “Os encontros macrorregionais de aposentados são ao mesmo tempo um grande momento de confraternizações, reflexões e mobilizações. Também representa a oportunidade para um trabalho de base em que a direção estadual e regionais estejam com os coletivos organizados. É sobretudo reforçar a importância da presença dos mais experientes na luta sindical”, destaca.

Confira as datas e locais dos Encontros Macrorregionais de Aposentados(as)

04 de maio – Toledo (Núcleos sindicais: Assis Chateaubriand, Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo).

10 de maio – Cornélio Procópio (Núcleos sindicais: Apucarana, Arapongas, Cambará, Cornélio Procópio, Ivaiporã, Londrina e Jacarezinho).

12 de maio – Umuarama (Núcleos sindicais: Campo Mourão, Cianorte, Mandaguari, Maringá, Paranavaí e Umuarama).

19 de maio – Pato Branco (Núcleos sindicais: Guarapuava, Irati, Laranjeiras do Sul, Francisco Beltrão, Pato Branco, União da Vitória).

24 de maio – Ponta Grossa (Núcleos sindicais: Curitiba Norte, Curitiba Sul, Metro Norte, Metro Sul, Paranaguá, Ponta Grossa).