APP realiza encontro de PSS e professores(as) de Educação Física

APP realiza encontro de PSS e professores(as) de Educação Física


Neste sábado (14) a APP-Sindicato organiza em sua sede, em Curitiba, um encontro estadual com o coletivo de professores(as) e funcionários(as) PSS e o coletivo de professores(as) de Educação Física. Após uma análise da conjuntura política e da pauta de reivindicação conjunta do sindicato, cada coletivo se reunirá separadamente para debater as suas pautas específicas mais emergenciais.

A proposta, segundo a secretária educacional da APP, professora Walkíria Olegário Mazeto, é que às 9h seja realizado o debate conjunto e das 10h às 13h cada coletivo debaterá suas especificidades. “No coletivo de Educação Física será discutido a Base Nacional Comum, a questão dos Jogos Escolares, a redução das aulas e os programas e projetos que existem que envolvem essa área. A mesma coisa dos PSS, qual é o cenário, quais as pautas específicas do contrato PSS, o que já está encaminhado e que não está e como nós definimos alguns acompanhamentos”, explica.

Ela expõe ainda o exemplo de uma das pautas emergenciais da Educação Física. “Nós temos recebido há um bom tempo a reclamação com relação a execução dos jogos escolares no Paraná. Ele é a vitrine do Estado hoje, mas quem executa, no caso professores e professoras, tem uma série de dificuldades, seja na estrutura dos jogos, na condição de participação ou na relação dentro da escola. O professor sai, fica uma semana nos jogos, manhã tarde e noite acompanhando os estudantes e depois quando volta precisa cumprir toda a sua carga horária na escola novamente, sem nenhuma compensação das horas que ele trabalhou a mais. Então essas relações, elas precisam ser olhadas. Muitos municípios e escolas hoje boicotam os jogos, não é nossa intenção, porque é uma atividade importante para os estudantes, mas precisa ter condições dignas para que isso aconteça”, afirma professora Walkíria.

A orientação aos Núcleos Sindicais da APP é para que enviem pelo menos 2 representantes para cada coletivo, contemplando, no caso dos PSS, professores(as) e funcionários(as) de escola e respeitando a diversidade de gênero. Além disso, é necessário que os(as) representantes sejam envolvidos(as) e comprometidos(as) com a militância sindical, porque após o encontro estadual, deverão ser organizados coletivos regionais em cada Núcleo para repassar as orientações e dar continuidade ao debate na base. A inscrição estará disponível na ferramenta online de eventos da APP até o dia 12 de maio.

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU