APP provoca debate sobre a plataformização da educação nos dias pedagógicos

APP provoca debate sobre a plataformização da educação nos dias pedagógicos

Além de dialogar e responder dúvidas de educadores(as), a APP entregará a Edição Pedagógica, jornal que reflete sobre o tema e a pauta salarial

Nos dias pedagógicos (20 e 21 de julho), a APP visitará escolas em todo o Paraná para dialogar com a categoria, desejar um bom retorno às atividades escolares e refletir sobre os desafios da educação pública e o processo de ensino e aprendizagem. 

Além de tirar dúvidas sobre o tema salarial, o avanço das plataformas tecnológicas na rede estadual estará no centro da pauta. A plataformização é o destaque da Edição Pedagógica do Jornal 30 de Agosto deste segundo semestre, que será distribuída aos (às) educadores(as) nos dois dias.

“Queremos incentivar uma reflexão nas escolas sobre o ensino mediado pelas tecnologias digitais, em especial, as plataformas educacionais”, explica a secretária Educacional da APP, Vanda Santana.

O jornal traz, em primeira mão, o “Manifesto por uma educação humanizadora em tempos de tecnologias digitais”, documento fruto da construção coletiva da categoria no seminário “Plataformização da Educação: um debate necessário”, realizado no dia 1º de julho na APP.

“Nós orientamos que utilizem nosso material pedagógico, que façam uma reflexão sobre a política educacional pautada nas plataformas educacionais, na política de metas e resultados e no quanto isso tem sobrecarregado o trabalho docente, trazendo a educação um caráter desumanizador”, conclui Vanda.

A edição também traz as tabelas salariais atualizadas de professores(as) e funcionários(as), bem como uma síntese dos resultados da campanha salarial e das prioridades do próximo período para a valorização da categoria.

>> Acesse a Edição Pedagógica aqui <<

A APP também disponibiliza uma página no site com materiais complementares para dar suporte ao debate nas escolas, contendo referências bibliográficas e as apresentações de pesquisadores(as) no último seminário do Sindicato sobre o tema.

Seminário sobre a plataformização

O encontro reuniu educadores(as) de todo o Paraná e pesquisadores(as), que debateram ao longo do seminário o avanço da plataformização na rede estadual de ensino, refletindo sobre seus impactos no trabalho docente e na aprendizagem, bem como as dimensões política, econômica e ideológica do projeto de desumanização em curso nas escolas do Paraná.

Organizado pela Secretaria Educacional, o seminário “Plataformização da educação: um debate necessário” lotou o auditório da sede estadual da APP partir da crítica para a ação crítica, construindo estratégias de resistência e enfrentamento. A mesa de debate contou com a presença da Profª. Drª. Carolina Batista Israel, da UFPR, e do Prof. Dr. Roberto Moraes Pessanha, da UFRJ, e foi transmitida ao vivo nas redes do Sindicato.

:: Assista na íntegra:

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU