APP promoverá atos para celebrar carreira e cobrar pauta do(a) funcionário(a) de escola

APP promoverá atos para celebrar carreira e cobrar pauta do(a) funcionário(a) de escola


Este será um domingo (7) especial para os(as) educadores(as) do Paraná. A data é dedicada aos(às) funcionários(as) de escola, trabalhadores(as) fundamentais para o funcionamento das escolas e na construção do processo educativo. Em vista da relevância do Dia do(a) Funcionário(a) de Escola, a APP-Sindicato promoverá na segunda-feira, dia 8, uma grande mobilização em todo o Estado. Os núcleos sindicais da entidade farão atos em frente aos Núcleos Regionais de Educação (NREs). Em Curitiba, o ato iniciará às 9h, no bairro Água Verde, na Secretaria de Estado da Educação (Seed). Uma carta será entregue às chefias dos NREs e, também, na Seed. No período da tarde, terá um debate sobre o Pré Sal no Circo pela Democracia, em frente à Universidade Federal do Paraná (UFPR), Praça Santos Andrade. De acordo com secretária estadual de Funcionários(as) da APP, Nadia Aparecida Brixner, a data, no atual cenário, vai além da comemoração e do reconhecimento destes(as) educadores(as).

“Infelizmente, este não é um período de grandes comemorações. É um período de intensificarmos a luta e a resistência para que não percamos nenhum direito. É o momento de lutarmos pelo aumento do auxílio-transporte para os funcionários PSS, para que estes profissionais tenham, de fato, o pagamento do Piso Mínimo Regional que até agora o governo do Estado tem negado. É o momento de intensificarmos a luta por concursos públicos, pela melhoria de qualidade na escola. É, também, um momento de lutarmos pela diminuição da nossa jornada de trabalho para 30 horas semanais, sem a diminuição do salário. Por isso todos estes atos: para dar visibilidade à nossa pauta e para que entreguemos, mais uma vez, a lista com os itens que têm relação conosco. Por óbvio também vamos exigir o pagamento das promoções e progressões para todos os educadores e educadoras. O governo está em dívida com a Educação. E não podemos admitir mais este ataque sobre a nossa categoria”, avaliou.

Dia dos(as) Funcionários(as) de Escola – O 7 de agosto de 2010 foi a primeira vez que o ‘Dia do(a) Funcionário(a) de Escola’ foi comemorado. Instituído através da lei 16.423/2010, de autoria deputado estadual Professor Lemos, a data é um reconhecimento dos funcionários quanto educadores. A história destes(as) trabalhadores(as) começou a ser transformada, de fato, no Paraná e no Brasil quando, a partir de 2005, foi dado início ao processo de reconhecimento dos(as) funcionários(as) da Educação, com uma consequente mudança na legislação, especialmente na Constituição Federal. No Paraná, a luta por uma carreira vinculada à Educação teve seu desfecho com a aprovação do Plano de Carreira dos(as) Funcionários(as), em 2008.

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU