APP presente no Fórum Mundial Alternativo da Água 2018

APP presente no Fórum Mundial Alternativo da Água 2018

Defesa da importância da água como bem comum e não para ser mercantilizada

Foto: APP-Sindicato

Direção da APP-Sindicato participa do Fórum Mundial Alternativo da Água 2018 (Fama), de 17 a 22 de março, em Brasília (DF).  A abertura do evento foi na Universidade de Brasília (UnB) com debates, seminários e exposições apontando questionamentos à legitimidade do Fórum Mundial da Água e à mercantilização da água.

O principal debate envolve não só conflitos políticos e econômicos, como o direito fundamental e inalienável à água. O secretário Executivo de Formação Política-Sindical e Cultura da APP-Sindicato, professor Paulo Sérgio Vieira, explica a importância da realização do Fama. “É um encontro que faz contraposição ao Fórum Mundial da Água, que está sendo efetivado em parceria com as grandes empresas patrocinadoras e que apresentam puro interesse em mercantilizar a água. Agora, em especial, querem comprar o Aquífero Guarani para essa mercantilização. Já o Fama, reúne movimentos sociais, entidades e sindicatos em defesa da água como um bem comum, fonte de vida e não como mercadoria”.

Mais de 30 nações estão presentes com suas representações, entre as quais a APP-Sindicato. O professor Paulo destaca os povos atingidos pelas barragens, que estão mostrando a utilização da água de maneira benéfica em negação ao uso incorreto que pode ser tão prejudicial ao meio ambiente e à vida.

As atividades descentralizadas preenchem o roteiro programático, que segue até esta quinta-feira (22), com ato político para encerrar o encontro.

Saiba mais sobre o Fórum Mundial Alternativo da Água: clique aqui.

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU