APP lançará vídeo preparatório para a segunda etapa do Concurso Público Seed/PR 2023 APP-Sindicato

APP lançará vídeo preparatório para a segunda etapa do Concurso Público Seed/PR 2023

Educadoras Claudia Gruber e Aline Carissimi apresentarão conteúdos que orientam os(as) candidatos(as) para a prova prática

Após somar mais de 150 mil visualizações na primeira etapa, a APP iniciou a gravação, nesta terça-feira (29), de um novo módulo preparatório para o concurso público da rede estadual de educação.

O Sindicato aguardava a publicação do edital para produzir as aulas com atenção aos critérios de avaliação. Mesmo com o prazo exíguo e injusto determinado pela Seap e o IBFC, a APP fará a sua parte para auxiliar os(as) candidatos(as).

No vídeo, a ser lançado no dia 1º de setembro (sexta-feira), as educadoras Cláudia Gruber e Aline Carissimi apresentarão conteúdos que orientam os(as) candidatos(as) para a prova prática, que inclui a elaboração de um vídeo e de planos de aula (professores/as) e de ação (pedagogos/as).

Assim como os módulos anteriores – elogiados pela categoria – o  novo conteúdo será disponibilizado gratuitamente nas redes sociais da APP. 

Para Clau Lopes, um dos coordenadores(as) do Departamento de PSS e secretário executivo da Mulher Trabalhadora e dos Direitos LGBTI+, o alto número de acessos confirma o acerto da decisão da APP de fornecer um curso gratuito para os(as) educadores(as).

“A APP se preocupou desde a publicação do edital em elaborar um curso preparatório que atende a todos e a grande visibilidade do curso reafirma a importância do segmento dos PSS”, afirma Clau Lopes. 

Prazo

Valeu a pressão!

A Seap expediu ofício nesta sexta-feira (1º) prorrogando o prazo de envio do vídeo, dos planos de aula e de ação e dos títulos para a próxima etapa do certame.

Candidatos(as) poderão enviar os documentos e materiais entre as 10h do dia 4 e as 17h de 11 de setembro. O prazo anterior findava no dia 6.

A mudança atende, em parte, o pleito da APP, que reivindicou em ofício enviado no dia 29 a extensão do prazo em dez dias.

Os(as) candidatos(as) devem enviar o plano de aulas, o vídeo e os títulos via link específico no site do IBFC, contratado para fazer o concurso, na aba “Editais e Publicações Oficiais”, entre as 10h do dia 4 de setembro e as 17h do dia 16 de setembro de 2023.

A prova prática tem caráter eliminatório e classificatório e consiste no envio eletrônico de um plano de aula, para o cargo de professor(a), ou plano de ação, para pedagogo(a), e um vídeo com duração mínima de 10 minutos e máxima de 12 minutos, sem cortes ou edição, com base no plano de aula ou no plano de ação, conforme o caso.

Essa prova será avaliada por banca com três avaliadores(as). A pontuação máxima é de 30 pontos, sendo até 5 para o plano de aula ou plano de ação e até 25 para o vídeo.

Prova de títulos

Os(as) candidatos(as) que forem aprovados(as) na prova prática terão seus títulos avaliados. Todos que participam da segunda fase devem preencher e enviar um formulário disponível no site do IBFC e anexar as imagens dos documentos correspondentes para análise em formatos PDF, JPEG, JPG ou PNG, com o tamanho máximo de 2 MB (megabytes) por arquivo.

Essa nova etapa terá caráter classificatório e será pontuada na escala de 0 a 20 pontos, considerando conclusão de pós-graduação, em área relacionada ao cargo, e tempo de serviço. Diploma de doutorado pontua até 4 pontos, mestrado até 4 e certificado de especialização até 2.

A experiência profissional em magistério vale 1 ponto por ano completo, até o limite de 11 pontos. A comprovação do tempo de serviço deverá ser em cargo de atividade de docência ou pedagógica que tenha nomenclatura de professor(a), docente, pedagogo(a), orientador(a) educacional, supervisor(a) educacional ou de coordenador(a) pedagógico(a).

Segundo o edital, o(a) candidato(a) que possuir duas inscrições convocadas deverá enviar os documentos para a prova de títulos em apenas uma das inscrições de sua escolha, que será avaliada para as duas inscrições.

Concurso

O concurso teve mais de 76 mil candidatos(as) inscritos(as) para concorrer a 1.256 vagas, sendo 1.109 para professores(as) e 147 para pedagogos(as). As provas objetiva e discursiva aconteceram no dia 18 de junho em Curitiba e em mais 29 cidades do estado.

Os(as) aprovados(as) nesta primeira etapa foram convocados(as) para a prova prática, de caráter classificatório e eliminatório. As duas fases finais são prova de títulos (classificatório) e avaliação médica (eliminatório).

A APP recomenda a leitura do edital 055/2023 – DRH/SEAP para conferir todas regras, orientações e modelos relacionados ao envio dos materiais, além dos critérios de avaliação e pontuação.

MENU