Para chamar a atenção das crianças e adolescentes sobre a importância da vacinação, o Museu Vida Fiocruz lançou nessa terça-feira (19) a websérie Invasores. A história traz um campeonato de videogame no qual o inimigo é um vírus.
Com sete episódios (com duração que varia de 10 a 15 min), a websérie mescla humor e efeitos sonoros e visuais para tocar em pontos sensíveis associados à vacinação, como o movimento antivacina, fake news (notícias falsas), cobertura vacinal e sistema imunológico.
Na história, duas equipes que se enfrentam têm o desafio de salvar o planeta Terra de uma invasão mas, durante a disputa, precisam se unir para combater um inesperado vírus que entra no sistema e que existe também no mundo real. Trata-se de um morbillivírus, capaz de causar doenças em animais e seres humanos, entre as quais o sarampo.
>> Assista aqui a série completa Os Invasores. Há também opção legendada em libras!
A ideia da websérie Invasores surgiu em 2018, quando voltaram ser registrados casos de sarampo no Brasil. Naquele ano, a bióloga Priscila Born, que na época concluía doutorado em medicina tropical no Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), procurou a atriz e diretora teatral do Museu da Vida Fiocruz, Letícia Guimarães, e propôs a criação de uma peça sobre vacinação que acabou se transformando na websérie.
A redução do número de crianças vacinadas contra sarampo no Brasil levou o país a perder, em 2019, o certificado de país livre da doença.
A APP-Sindicato reforça a importância da defesa e valorização do conhecimento científico e reitera seu apoio ao trabalho dos(as) profissionais de saúde, tanto os(as) pesquisadores quanto os(as) da linha de frente nos hospitais e postos de saúde. O Sindicato entende que ao governo também cabe o papel de zelar pela vida dos(as) estudantes, trabalhadores(as) e suas famílias.
O representante do Museu da Vida Fiocruz, Héliton Barros destaca o caráter inovador da produção, originalmente uma peça de teatro: “É o nosso primeiro produto audiovisual mais robusto. Foi um trabalho enorme, que representou um grande desafio e envolveu meses de planejamento. A obra está alinhada à missão do museu e da Fiocruz, uma vez que estamos pensando na melhoria da qualidade de vida das pessoas, na promoção da saúde”.
A websérie dirigida por Letícia Guimarães, com roteiro de Livs com a atuação de Vanu Rodrigues, Ricardo Lopes, Luiz Paulo Barreto, Hugo Germano, Pablo Aguilar, Gustavo Ottoni e Gé Lisboa no elenco. Invasores tem como patrocinadores máster Ternium, IBM e Janssen. Também recebeu apoio financeiro da TechnipFMC, White Martins, Rio Galeão, Schott, Fresenius, Amil, Bayer, Abbott e EDF Norte Fluminense e copatrocínio de Dataprev, Naval Group e Siemens.
Leia também:
Manifesto da CNTE em Defesa dos Direitos à Saúde e à Educação Públicas