APP indica: websérie gamer para falar sobre vacinação com os(as) estudantes APP-Sindicato

APP indica: websérie gamer para falar sobre vacinação com os(as) estudantes

Fiocruz produz material audiovisual com foco no público infantojuvenil. Episódios podem ser usados em sala de aula como forma de falar sobre a importância das vacinas

Para chamar a atenção das crianças e adolescentes sobre a importância da vacinação, o Museu Vida Fiocruz lançou nessa terça-feira (19) a websérie Invasores. A história traz um campeonato de videogame no qual o inimigo é um vírus.

Com sete episódios (com duração que varia de 10 a 15 min), a websérie mescla humor e efeitos sonoros e visuais para tocar  em pontos sensíveis associados à vacinação, como o movimento antivacina, fake news (notícias falsas), cobertura vacinal e sistema imunológico.

Na história,  duas equipes que se enfrentam têm o desafio de salvar o planeta Terra de uma invasão mas, durante a disputa, precisam se unir para combater um inesperado vírus que entra no sistema e que existe também no mundo real. Trata-se de um morbillivírus, capaz de causar doenças em animais e seres humanos, entre as quais o sarampo.

>> Assista aqui a série completa Os Invasores. Há também opção legendada em libras!

A ideia da websérie Invasores surgiu em 2018, quando voltaram ser registrados casos de sarampo no Brasil. Naquele ano, a bióloga Priscila Born, que na época concluía doutorado em medicina tropical no Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), procurou a atriz e diretora teatral do Museu da Vida Fiocruz, Letícia Guimarães, e propôs a criação de uma peça sobre vacinação que acabou se transformando na websérie.

A redução do número de crianças vacinadas contra sarampo no Brasil levou o país a perder, em 2019, o certificado de país livre da doença.

A APP-Sindicato reforça a importância da defesa e valorização do conhecimento científico e reitera seu apoio ao trabalho dos(as) profissionais de saúde, tanto os(as) pesquisadores quanto os(as) da linha de frente nos hospitais e postos de saúde. O Sindicato entende que ao governo também cabe o papel de zelar pela vida dos(as) estudantes, trabalhadores(as) e suas famílias.

O representante do Museu da Vida Fiocruz, Héliton Barros destaca o caráter inovador da produção, originalmente uma peça de teatro: “É o nosso primeiro produto audiovisual mais robusto. Foi um trabalho enorme, que representou um grande desafio e envolveu meses de planejamento. A obra está alinhada à missão do museu e da Fiocruz, uma vez que estamos pensando na melhoria da qualidade de vida das pessoas, na promoção da saúde”.

A websérie dirigida por Letícia Guimarães, com roteiro de Livs com a atuação de  Vanu Rodrigues, Ricardo Lopes, Luiz Paulo Barreto, Hugo Germano, Pablo Aguilar, Gustavo Ottoni e Gé Lisboa no elenco.  Invasores tem como patrocinadores máster Ternium, IBM e Janssen. Também recebeu apoio financeiro da TechnipFMC, White Martins, Rio Galeão, Schott, Fresenius, Amil, Bayer, Abbott e EDF Norte Fluminense e copatrocínio de Dataprev, Naval Group e Siemens.