Dirigentes da APP estadual se reuniram na Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) para reivindicar a inclusão de funcionários(as) de escola no grupo que recebem as doses da vacina contra a gripe. Essa revindicação vem sendo feita, insistentemente, há alguns anos pela APP-Sindicato à Seed. Por entender que os(as) educadores(as) têm contato direto com os(as) estudantes, a vacinação é importante para todos(as). “A vacinação é necessária para todos os funcionários que, como os professores, mantém um contato próximo dos alunos no dia a dia da escola. Entendemos que é lógica a inclusão dos agentes I e II na vacinação”, explica o secretário de Saúde e Previdência da APP, professor Ralph Charles Wandpap.
Este ano foram disponibilizadas 144 mil doses somente para professores(as) ativos em sala de aula que serão vacinados de 17/04 à 26/05. A vacinação será feita mediante a apresentação de declaração emitida na escola, comprovando terem sido inclusos(as) na população de grupo de risco em 2017. Ralph destaca que, além das doses não contemplarem os(as) funcionários(as) de escola, ainda se trata de um número insuficiente de vacinas. “Esse número de doses está muito distante do ideal que atinja o total de educadores da rede estadual e municipal, que é por volta de 210 mil”, explica.
De acordo com a diretora do departamento de epidemiologia da Sesa, Julia Cordeline, e do responsável pela vacinação, João Luiz Galego, a dificuldade na produção das vacinas, levando em consideração o processo complexo que isso envolve, impossibilita a produção de uma quantidade maior ainda nesse ano. “Obtivemos a promessa da inclusão de todos os educadores no pedido de doses que será levando ao Ministério da Saúde por ocasião do orçamento anual para a vacinação do próximo ano”, pontuou Ralph.
Vacinação – A vacinação anual contra Influenza é a principal medida utilizada para se prevenir a doença, pois pode ser administrada antes da exposição ao vírus e é capaz de promover imunidade durante o período de circulação sazonal, reduzindo o agravamento da doença. É recomendada vacinação anual contra Influenza para os grupos-alvos definidos pelo Ministério da Saúde, mesmo que já tenham recebido a vacina na temporada anterior, pois se observa queda progressiva na quantidade de anticorpos protetores.
Participaram da reunião com a Secretaria de Saúde o secretário de Saúde e Previdência da APP, Ralph Charles Wandpap, o secretário de Assuntos Municipais da APP, Celso José dos Santos, e a secretária de Funcionários(as), Nádia Brixner. Além de representes da Secretaria de Saúde (Sesa).