APP e secretário da Administração e Previdência debatem concurso público e salário dos(as) funcionários(as) de escola APP-Sindicato

APP e secretário da Administração e Previdência debatem concurso público e salário dos(as) funcionários(as) de escola

A APP tem acompanhado de perto as demandas da categoria em relação ao concurso público para professores(as) e pedagogos(as) da rede pública estadual de ensino.

APP e secretário da Administração e Previdência debatem concurso público e salário dos(as) funcionários(as) de escola - Foto: APP-Sindicato

>> Receba no seu whatsapp ou telegram

Concurso público e tabela salarial dos funcionários de escola foram os principais temas de reunião entre dirigentes da APP e o secretário estadual da Administração e Previdência (Seap), Elisandro Pires, na manhã desta quinta-feira (3) em Curitiba.

Participaram da reunião a presidenta da APP, Walkiria Mazeto; o secretário executivo da Mulher Trabalhadora e dos Direitos LGBTI+, a secretária de Assuntos Jurídicos, Marlei Fernandes; e o secretário de Finanças, Élio da Silva.

“Apresentamos à Seap as modificações que a APP deseja em relação ao concurso: aumentar o número de vagas, reduzir a nota de corte, ter final de lista e fazer com que os(as) PSS não sejam penalizados(as) em nenhuma situação prévia de demissão. Debatemos também a revisão de itens que a banca de recursos ainda não acolheu”, diz Marlei.

A APP tem acompanhado de perto as demandas da categoria em relação ao concurso público para professores(as) e pedagogos(as) da rede pública estadual de ensino. O Sindicato já havia oficiado o governo pedindo a ampliação de vagas, a apresentação do cronograma completo, a redução das notas de corte e outras reivindicações.

Após notificação da APP em julho, a prova objetiva para professor de Educação Física teve uma questão anulada. A pontuação desta questão foi concedida a todos(as), garantindo igualdade de condições aos(às) concorrentes.

No dia 18 de junho deste ano, mais de 76 mil educadores(as) realizaram, em Curitiba e em mais 29 cidades do Paraná, a primeira etapa do concurso. A concorrência é altíssima, chegando a 466 candidatos(as) por vaga. Os(as) inscritos(as) concorrem a 1.256 vagas, sendo 1.109 para professores(as) e 147 para pedagogos(as).

Funcionários(as) de escola

Um dos focos da atuação sindical neste segundo semestre de 2023 é a articulação para acelerar a tramitação de uma nova tabela salarial dos(as) funcionários(as) QFEB, deixados de fora do pacote salarial e de reestruturação de carreiras enviado pelo governador à Alep. Agentes educacionais têm os menores salários do Estado, com vencimentos iniciais de R$ 1.067,32 e R$1.600,96.

Ao secretário, a APP pediu celeridade no encaminhamento das alterações. Em julho, após pressão da APP, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) protocolou proposta de tabela salarial junto à Seap, mas o conteúdo segue em debate no governo. A pressão agora é para que o governo aprove as mudanças na tabela e envie o projeto à Assembleia Legislativa.

A luta pela valorização dos(as) agentes educacionais ganha força na próxima semana. No dia 7 de agosto, o estado celebra o Dia dos(as) Funcionários(as) de Escola. Já no dia 12, a APP convoca Assembleia Estadual da categoria e a pauta deve estar no centro do debate.

 

 

MENU