APP e FES debatem novo sistema de atendimento à saúde dos(as) servidores(as) e qualificação do SAS APP-Sindicato

Representantes da APP-Sindicato e do Fórum de Entidades Sindicais (FES) reuniram-se na terça-feira (28) com a diretora da Divisão de Assistência à Saúde (DAS) do governo do Estado, Fercea Myriam Duarte, para debater melhorias no atendimento e serviços do SAS, o Sistema de Atendimento à Saúde dos(as) servidores(as).

>> Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram

“Devido às inúmeras dificuldades enfrentadas pelo funcionalismo no atendimento, a nossa proposta é construir um novo sistema, que dê conta da demanda da categoria e do conjunto dos servidores com qualidade e mais agilidade”, explica Tereza Lemos, secretária de Saúde e Previdência da APP-Sindicato. “Enquanto isso, discutimos ajustes que possam melhorar o sistema atual”, completa.

Ficou acordado entre os(as) presentes que as entidades do FES devem estudar e elaborar uma proposta, a ser apresentada ao governo em futura reunião. Os problemas regionais do SAS também estiveram em pauta, a exemplo do atendimento de Cascavel, há meses realizado no município de Toledo, prejudicando milhares de servidores(as) e familiares.

A partir deste 1º de março, os hospitais São Lucas e Dr. Lima, de Cascavel, passarão a atender pelo SAS, solucionando as dificuldades geradas na região. O Hospital São Lucas atenderá crianças e gestantes, o Hospital Dr. Lima adultos(as), e as consultas eletivas serão atendidas pelo Hospital da UESP, em Cascavel. “Este avanço é fruto de muito diálogo, mas também da pressão da categoria pelo que é de direito: um atendimento eficaz e humanizado”, avalia Tereza.

Perícia

O chefe da Divisão de Perícia Médica, Rafael Augusto Bertuol, também esteve presente. Os sindicatos pautaram a necessidade de uma perícia humanizada, apresentando as dificuldades da realização de perícia presencial com junta médica em Curitiba, em especial para servidores(as) do interior do estado. Entre os encaminhamentos, a perícia deve avaliar a possibilidade de realização de perícias online nos casos em que for possível.

O estabelecimento de um novo modelo de atendimento é uma das prioridades da jornada de lutas da APP-Sindicato, aprovada em Assembleia Estadual no dia 28 de janeiro. A intenção é que a reformulação contemple a ampliação de hospitais credenciados e de especialidades, principalmente psicológicas, a redução do tempo de espera para consultas e exames, a extensão do atendimento aos(às) PSS.