APP cobra do governo vacina contra gripe para funcionários(as) de escola

APP cobra do governo vacina contra gripe para funcionários(as) de escola

Campanha começou nesta semana, mas parte dos(as) educadores(as) não foi incluída nos grupos prioritários

Começou nesse dia 10 a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Até o dia 31 de maio, os postos de saúde distribuirão doses gratuitas da vacina para os grupos prioritários. Na primeira etapa, que vai até o dia 18 de abril, serão priorizadas crianças com idade entre 1 e 6 anos incompletos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), conforme orientação do Ministério da Saúde.

A partir de 21 de abril, todo o público-alvo da campanha vai ter direito à vacina. Além do pessoal já mencionado, estão incluídos:

  • Trabalhadores da saúde
  • Povos indígenas
  • Idosos
  • Professores de escolas públicas e privadas
  • Pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa
  • Jovens sob medidas socioeducativas
  • Funcionários do sistema prisional
  • Pessoas privadas de liberdade

Funcionário(a) também educa! – Há três anos o Sindicato denuncia publicamente que a Campanha não inclui os agentes educacionais.  “O  Ministério da Saúde invisibiliza os funcionários de escola também nesta campanha. Estamos fazendo essa crítica e todos os anos vamos à Secretaria de Saúde do Paraná  para cobrar que encaminhem uma orientação para as regionais de saúde, incluindo os agentes educacionais”, salienta a secretária de Funcionários(as) da APP-Sindicato, Nádia Brixner.

Para a APP, a vacinação é necessária para todos(as) os(as) funcionários(as) que, como os(as) professores(as), mantém um contato próximo dos(as) alunos(as) no dia a dia da escola. Para além da revindicação junto do governo do Estado, a APP orienta que os(as) diretores(as) de escola forneçam a declaração para todos os educadores, professores(as) e funcionários(as), mencionando que são profissionais da educação e que trabalham na escola. “Essa é uma orientação que fizemos e que continuaremos enviando aos diretores, para que os agentes educacionais sejam inclusos no processo”, orienta Nádia.

Vacinação – A vacinação anual contra gripe é a principal medida utilizada para se prevenir a doença, pois pode ser administrada antes da exposição ao vírus e é capaz de promover imunidade durante o período de circulação sazonal, reduzindo o agravamento da doença. É recomendada vacinação anual contra Influenza para os grupos-alvos definidos pelo Ministério da Saúde, mesmo que já tenham recebido a vacina na temporada anterior, pois se observa queda progressiva na quantidade de anticorpos protetores.

Para receber a vacina os(as) educadores(as) não esqueçam de levar a declaração emitida pela direção da escola, em papel timbrado,que comprova a sua identificação profissional para garantir o direito à vacina por pertencer ao grupo prioritário

 

MENU