APP Cianorte inaugura nova sede após mais de 30 anos

APP Cianorte inaugura nova sede após mais de 30 anos

Obra foi concluída em agosto de 2018 e representa um marco na história do Núcleo Sindical

A nova sede tem mais de 300 metros quadrados e conta com biblioteca e sala de reuniões

Quem passa pela Avenida Europa e vislumbra a imponente sede do Núcleo Sindical de Cianorte da APP-Sindicato não imagina o tempo que este sonho levou para se tornar realidade. Idealizada por Aderizon Amorim, presidente do núcleo de 2011 a 2017, a construção só começou a sair do imaginário em 2012, quando a diretoria se reuniu com o então prefeito de Cianorte, Edno Guimarães, para solicitar um terreno.

“Nós tínhamos o sonho de construir, porque a maioria dos 29 núcleos já tinha sua sede própria e nós ainda não. Então enviamos um ofício para o prefeito pedindo um terreno para a sede e fomos conversar com ele”, conta Amorim.

Depois de duas reuniões, a localização foi definida e o grupo iniciou o processo de legalização da doação do terreno, que ainda não estava concluída quando Edno Guimarães faleceu, em 2014. Com a eleição de Claudemir Bongiorno, a tramitação foi retomada.

“Não podíamos demorar muito porque havia um prazo para a legalização, caso contrário a Prefeitura deveria retomar o terreno. E isso em 2015, quando tivemos todo o processo da greve. Então a documentação ficou estacionada e o prefeito nos cobrou. Decidimos correr e finalizamos a doação, mas também havia um prazo para a construção”, explica.

Segundo Amorim, o arquiteto captou bem a ideia do local e o projeto inicial precisou de poucas alterações.  A obra, executada pela construtora Constral, começou em setembro de 2017 e levou quase um ano para ser concluída. Cada nova etapa foi acompanhada de perto pela diretoria do sindicato, que mudou durante a construção.

O novo presidente, Marcos Alberto de Lima Fernandes, que era tesoureiro na gestão de Amorim, passou a conduzir o processo e a finalização.

“E o sonho se realizou. Para mim, a sede é uma criança grande que nós temos. Quem participou do processo sabe todo o trabalho que tivemos, todo o dinheiro que guardamos. É claro que tivemos que adaptar algumas coisas e ainda falta muito a ser feito, mas o que conseguimos foi muito além do que imaginávamos de início”, afirma.

TRAJETÓRIA

O Núcleo Sindical de Cianorte foi implantado na década de 1980 e até agosto de 2018 funcionou na Avenida América, em um imóvel alugado e com pouco espaço para reuniões e outras atividades.

Desde que assumiu o núcleo, Amorim pretendia conquistar a sede própria e começou pelas finanças. “Não tínhamos nada de dinheiro, então passamos a guardar um pouco todo mês e fazer aplicações. Quando chegava o repasse das mensalidades, eu pagava nossas despesas e confraternizações e ainda fazia sobrar. Quando passei a direção, em 2017, nós tínhamos mais de R$ 300 mil em caixa e foi esse montante que deu o pontapé inicial para as obras da sede”.

O investimento total da obra foi de R$ 654.446,76. Além do dinheiro que a APP tinha guardado, contaram com ajuda do sindicato estadual e financiaram uma parte.

A nova sede, que fica na Avenida Europa, 259, tem 331,49 metros quadrados e conta com sala da presidência, secretaria, biblioteca, sala de reuniões, cozinha, banheiros e hall de entrada. Segundo Amorim, o projeto ainda contempla um auditório para 200 lugares, com camarim e dormitórios, que será construído posteriormente.

“Ainda temos muita coisa para fazer, mas o resultado ficou fantástico. Todo mundo que vem aqui elogia e não tem como não elogiar”, comenta, orgulhoso.

Atualmente, o Núcleo Sindical de Cianorte abrange 13 municípios – Cianorte, Cidade Gaúcha, Guaporema, Indianópolis, Japurá, Jussara, Rondon, São Carlos do Ivaí, São Manoel do Paraná, São Tomé, Tapejara, Terra Boa, Tuneiras do Oeste – e tem 1,4 mil associados.

Além dos canais de comunicação usuais, agora os interessados podem acompanhar notícias e informes pelo jornal impresso e pela página do Facebook ‘APP Sindicato Cianorte’.

*Este texto faz parte da primeira edição do jornal impresso ‘Intervalo’, projeto bimestral do NS Cianorte produzido pela jornalista Mônica Chagas.

Isso vai fechar em 0 segundos

MENU