Dirigentes da APP dialogaram na tarde desta quarta-feira (19) com os(as) educadores(as) do Ceebja Doutor Mário Faraco, que atende os(as) estudantes internos da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Piraquara. Elas fizeram um balanço da campanha salarial e apresentaram as perspectivas da luta no segundo semestre de 2023.
A visita foi feita por Marlei Fernandes, secretária de Assuntos Jurídicos da APP, e Márcia Amaral, secretária da Mulher e Igualdade LGBTI do Núcleo Curitiba Norte da APP.
Nos dias pedagógicos (20 e 21 de julho), a APP visitará escolas em todo o Paraná para dialogar com a categoria. Além de tirar dúvidas sobre o tema salarial, o avanço das plataformas tecnológicas na rede estadual estará no centro da pauta. A plataformização é o destaque da Edição Pedagógica do Jornal 30 de Agosto deste segundo semestre, que será distribuída aos (às) educadores(as) nos dois dias.
Marlei Fernandes abriu o debate com um relato do Encontro do Coletivo Educacional da Confederação Nacional dos(as) Trabalhadores(as) em Educação (CNTE), que aconteceu na segunda (17) e terça-feira (18) em Brasília.
O evento reuniu dirigentes sindicais de todo o país para debater e traçar estratégias para construir o novo Plano Nacional de Educação, combater a terceirização e conquistar a realização de concursos públicos.
Marlei apontou as conquistas da campanha salarial no Paraná e indicou os pontos da pauta para o segundo semestre: reestruturar a tabela dos(as) QFEB; estender o auxílio-alimentação de R$ 600 para os(as) QFEB; estender o reajuste salarial de 13,25% para professores(as) aposentados(as) sem paridade; isentar do desconto previdenciário os(as) aposentados(as) que recebem até o teto do INSS e assegurar a previsão orçamentária para a Data-Base do próximo ano na Lei Orçamentária Anual.
As dirigentes distribuíram aos educadores o jornal Edição Pedagógica, que traz o “Manifesto por uma educação humanizadora em tempos de tecnologias digitais”, documento fruto da construção coletiva da categoria no seminário “Plataformização da Educação: um debate necessário”, realizado no dia 1º de julho na APP.
>> Acesse a Edição Pedagógica aqui <<
A APP também disponibiliza uma página no site com materiais complementares para dar suporte ao debate nas escolas, contendo referências bibliográficas e as apresentações de pesquisadores(as) no último seminário do Sindicato sobre o tema.
Confira mais fotos sobre a passada pelo Ceebja Dr. Mário Faraco: