APP 70 anos: música comemorativa do aniversário do Sindicato

APP 70 anos: música comemorativa do aniversário do Sindicato


Sons aos ouvidos, sintonia em vozes que tocam o sentimento, atingem a alma e o coração. É o retrato cantado de uma história bem vivida e intensa que marca a trajetória da educação paranaense. Letra, melodia, ação e gravação, um conjunto de personagens e protagonistas da vida real envolvidos(as) no cenário musical da APP-Sindicato 70 anos. Música e harmonia na voz do talentoso Plínio Oliveira, produção da Gramofone e convidados(as) especiais escolhidos(as) criteriosamente para o momento. Uma data para guardar na memória.
 
Da ideia inicial, reuniões com dirigentes da APP e equipe técnica, passando pela aprovação da letra, incluindo gravações até o resultado final, foram meses e dias de dedicação, com muita criatividade. Sim! Um prazer envolvido e que abraçou de maneira contagiante a todos(as).
 
Agora, a ansiedade para ouvir e ver a música sendo cantada por todos(as) com videoclipe, afinal, não é uma música de momento e sim de uma história que já perdura por 70 anos – e que hoje luta e resiste a favor da educação e da qualidade de ensino na rede pública do Paraná. Do Paraná para o Brasil, pois o universo é gigantesco e a educação brasileira influencia no futuro da nação.
 
Arte é viver! É libertador! Uma forma livre de se expressar e atingir o maior número de pessoas.  É mostrar uma melodia e ela te seguir nos pensamentos. Cantar, sorrir e festejar!
 
Confira e se emocione com os relatos dos bastidores
 
Nádia Brixner, secretária de Funcionário da APP –  “Os 70 anos da APP-Sindicato precisavam ser marcados de formas diferentes. Uma delas justamente é uma música que marque e que cante os 70 anos. Que traga os elementos e a música resume bem isso. Encantamento durante a produção da música e dos sujeitos que ajudaram na composição. Ter um artista como o Plínio Oliveira compondo a música, a participação de um estúdio renomado como a Gramofone, além da participação do Coro Show da Paz, composto por estudantes, pais, mães e trabalhadores da sociedade. Cantam com brilho no olhar. Foi gratificante ver todo o trabalho e cantar a música junto. O grande objetivo de produzir a música e o clipe é proporcionar às pessoas que ajudaram a construir a história da APP para reviver tudo o que significou o Sindicato nesses anos na inserção de contribuição da entidade no desenvolvimento da educação paranaense e da luta de quem faz a educação”.
 
Maria Rosa Chaves Künzle, assessora Educacional da APP –  “Fiquei muito empolgada com a produção da APP 70 anos. A música foi pelo novo e inusitado. Estamos acostumados com a luta e a dureza do Sindicato. Assim, a música mostra outras linguagens e um sindicato pode e precisa usar, de maneira mais leve, bonita e poética. Abracei imediatamente a ideia. Temos um lado doce com crianças e música traz esta doçura para a educação. Responda-me qual Sindicato tem uma música? Vivemos em uma sociedade de muitas linguagens e não só do texto escrito. Temos que saber explorar melhor isso. São diversos os recursos que mobilizam outros cantos dos nossos pensamentos e sentimentos. A música tem esse poder – uma arte para os ´anjos´, que nos inspira de outras maneiras. Como se diz sempre: atinge nossas mentes e nossos corações!”.
 
Plínio Oliveira, cantor e compositor – “Sempre fui um artista preocupado com o desenvolvimento das pessoas. O nosso povo tem um potencial extraordinário. Mas sem educação jamais seremos o que haveríamos de ser. Compor a canção da APP 70 anos para mim foi não só uma honra, um orgulho, quase um dever. Muito obrigado APP. Parabéns!”.
 
Alvaro Ramos, produtor musical na empresa Gramofone Produtora Cultural – “Quando me chamaram para uma reunião na APP para a produção de uma canção para a comemoração dos 70 anos, a primeira coisa que pensei foi termos uma canção que ficasse e que pudesse ser usada além da data comemorativa. Uma obra emotiva mas de força e união, com uma mensagem para o que vem pela frente, e não só pelo histórico de lutas e conquistas desses 70 anos. Já na reunião falei em Taiguara e seu lirismo, e foi com essa referência e as ‘palavras-chaves’ da campanha que parti, já pensando na parceria com o compositor e amigo Plínio Oliveira. Trabalhamos na letra, no conceito da peça, com todas as imagens que tínhamos em nossa memória: nossa formação em escolas públicas, as greves, os cavalos do Álvaro Dias, as diretas já, os ‘caras-pintadas’, o mais recente enfrentamento com o governo Beto Richa e a atual crise em que nos colocamos com o golpe. Contribuir com minha visão artística e social em uma peça com essa finalidade é uma responsabilidade e também um privilégio. Parabéns aos amigos da APP-Sindicato. E a luta não para companheiros. Abraços!”.
 
Toninho, produtor visual – “Gravar os bastidores e produzir um videoclipe para o aniversário de 70 anos da APP é muita responsabilidade. É com muita satisfação que realizo a parte artística, da letra para as telas. Neste caso, a celebração dos 70 anos da APP retratada na letra da música que convida a todos a participar e construir através da luta coletiva um mundo melhor”.
 

 

 

APP 70 Anos
(Plínio Oliveira)
 
A luta vai continuar
O futuro a gente faz chegar
Uma certeza brota aqui no peito
A gente junto pode mais
E segue adiante sem olhar pra trás
Mas nunca abre mão do que é direito
 
Quero aprender, crescer, saber
Quero entender, participar
E decidir por mim meu próprio sonho
Quero um país pra todos nós
E que a escola seja a voz
Que aponta os horizontes, os caminhos
 
Ah! Ah!
Vem
A educação ensina a viver
Vem
No mundo nada muda sem você
 
Vem
O futuro é o que a gente fizer
Vem
Junto a gente faz acontecer
 
Crianças correm, pé no chão
Por elas nosso coração
Pulsa uma canção de liberdade
Então me dá a tua mão
Nossa força, nossa união
No caminho da felicidade

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU