Após morte de Professora, vítima de Covid-19, Profissionais da educação protestam em Ponta Grossa

Após morte de Professora, vítima de Covid-19, Profissionais da educação protestam em Ponta Grossa

O ato aconteceu em frente à funerária Princesa, no centro de Ponta Grossa

(Foto: Ismael de Freitas/APP-Sindicato de Ponta Grossa)

Profissionais da área da educação realizaram um protesto nesta quarta-feira (9) devido à morte da professora Liziane de Souza Ribeiro, vítima de Covid-19. Além de professora e pedagoga, Liziane era vice-diretora do Colégio Elzira Correia de Sá, localizado no Santa Paula, em Ponta Grossa.

O ato aconteceu em frente à funerária Princesa, no centro de Ponta Grossa. Por cerca de 10 minutos, vários professores discursaram lamentando o falecimento da professora e relatando sua luta contra o retorno presencial às aulas, determinado pelo governo do Estado.

Liziane era vice-diretora do Colégio Estadual Elzira Correia de Sá e, por determinação da secretaria de Educação Estadual, retornou às atividades presenciais no mês de maio, o que coincide com o momento em que foi infectada.

“Ela ficou doente depois que o governador Ratinho Jr. e o secretário Renato Feder (da Educação) obrigaram o retorno presencial. Essa política que coloca trabalhadores para atuar sem segurança é responsável pela morte de muitas pessoas, e agora levou minha esposa”, disse Tércio Alves do Nascimento, marido de Liziane e que também é professor do Estado e presidente da APP-Sindicato de Ponta Grossa.

O presidente estadual da APP-Sindicato, Hermes Leão, lamentou a morte da professora. “Muitos educadores em todo o Estado estão sendo vítimas fatais da pandemia por que o governo é insensível. Um dia após o governador determinar o fechamento do atendimento ao público em 21 secretarias, ordenou que todos os trabalhadores das escolas voltassem às suas atividades presenciais. É mais do que uma contradição, é um crime contra a saúde pública e contra os educadores”, disse.

Liziane tinha 51 anos, deixa o esposo Tércio Alves do Nascimento e os filhos José Vinicius do Nascimento e de Ana Flavia Ribeiro do Nascimento.

(Matéria publicada no portal Mareli Martins)