Após 8 dias, Professores(as) e Funcionários(as) encerram greve de fome APP-Sindicato

Após 8 dias, Professores(as) e Funcionários(as) encerram greve de fome

Novas ações foram definidas em Assembleia Estadual, visando denunciar o autoritarismo e desrespeito de Ratinho Jr.

Foto: APP-Sindicato

Depois de 8 dias em jejum total, a greve de fome de Educadores(as) que estão acampados em frente ao Palácio Iguaçu foi encerrada nesta quinta-feira (26). A ação foi finalizada após uma assembleia da categoria, que definiu mais mobilizações contra os ataques do governo Ratinho.

De acordo com o Sindicato, a greve foi encerrada para garantir a saúde dos(as) grevistas, que já estão 174 horas sem qualquer tipo de alimentação. Outro fator foi o avanço da Pandemia do novo Coronavírus que tem gerado preocupação em todos(as), com aumento do número de casos e mortes na capital Paranaense. A orientação dos(as) médicos(as) voluntários que acompanharam os educadores em greve foi de que a fragilidade imposta pela falta de alimentação poderia deixá-los ainda mais vulneráveis ao vírus.

Segundo o secretário de Comunicação da APP-Sindicato, Luiz Fernando Rodrigues, a APP-Sindicato continuará mobilizada, denunciando os ataques do governador Ratinho Jr. e o secretário da Educação, o empresário Renato Feder e cobrando que as pautas da categoria sejam atendida. 

“A greve de fome se deu pelo descaso e insensibilidade do governador Ratinho. Desempregar milhares de pessoas e colocar outras milhares em risco em plena pandemia são provas de que o governo do Paraná não se preocupa com a vida do povo paranaense. Por isso vamos intensificar a luta e desmascarar esse governo que se esconde como rato do debate com a categoria. Saímos mais fortes e mais dispostos a enfrentar e denunciar os abusos do governador e do comerciante que ocupa a secretaria de educação”, destaca Luiz.

Entre as principais pautas estão a revogação do edital 47, o qual institui prova para o Processo Seletivo Simplificado (PSS), respeitando a saúde e o emprego dos(as) milhares(as) de profissionais PSS’s. Junto com a revogação do edital e da prova, a categoria reivindica a renovação dos contratos de professores(as) e funcionários(as) de escola atualmente contratados(as) de forma temporária pelo processo seletivo simplificado, o pagamento do salário mínimo regional e de promoções e progressões, concurso público para suprir o déficit de educadores(as), além da manutenção das turmas de ensino noturno nas escolas incluídas no processo de migração para o modelo cívico-militar.

Luta intensa

A APP-Sindicato, junto com Educadores(as) iniciaram mobilizações em todo o estado no começo de novembro, quando o governador Ratinho Jr. e Renato Feder anunciaram a militarização de 216 escolas no Paraná e a realização de uma prova para PSS.

Em resposta a falta de diálogo com a categoria, que não foi consultada sobre esses projetos nefastos, trabalhadores(as) da educação organizaram atos em frente ao Ministério Público do Paraná (MP-PR) e o Sindicato se manteve mobilizando em frente ao Palácio Iguaçu para exigir uma reunião com o governo.

Graças a mobilização, no dia 17, representantes do governo se reuniram com a APP-Sindicato para discutir as pautas da categoria. A resposta da gestão desagradou a categoria, que montou acampamento em frente ao Palácio Iguaçu. Já no dia 18, educadores(as) ocuparam a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para exigir mediação no debate com Ratinho Jr.

Após a desocupação, que foi realizada no dia 19, Educadores(as) iniciaram uma greve de fome para denunciar a falta de diálogo e respeito do governador. A greve reuniu 49 educadores(as) que se mantiveram em jejum até dia 26 de novembro, contabilizando 8 dias e mais de 170 horas sem comer. Milhares de pessoas em todo o Paraná se uniram nas últimas 24 horas em jejum e se somaram à mobilização. 


Confira abaixo os(as) companheiros(as) que participaram da greve de fome:

Adriana Mara – Ponta Grossa

 Andriely da Veiga Costa – Araucária

Aparecida Calizario – Curitiba

Camila Lanes – Estudante

Clau Lopes – Curitiba

Daniel Costa Machado – Itaperuçu

Daniel Matoso – Cascavel

Daniele Santos – Curitiba

Edmilson José da Silva – Curitiba

Egnaldo Cesca – Enéas Marques

Eliane Figura – Dois Vizinhos

Élio da Silva – Piraquara

Eliziane Alves – Ângelo Trevisan

Erika Nogueira – Estudante

Eugenia Maria de Andrade Souza- Curitiba

Evandro Mickus – Fazenda Rio Grande

Fabiano Camargo – Guaíra

Felipe Ferreira – Estudante

Fernanda Junqueira – Estudante

Gabriela Berry – Estudante

Helim Leal – Araucária

Igor de Lucca – Estudante

Isabel Andreia Cunha – Curitiba

Jaqueline Marcelino – Pinhais

Jean Ricardo Baptista – Araucária

Jonathan Chasko da Silva – Cascavel

José Sidnei da Silva – Araucária

Leandro Francisco de Paulo – Curitiba

Leonardo Costa – Estudante

Lillian de Oliveira – Araucária

Lucélia de Fátima Macedo – Campo Largo

Lucileia Barbosa Augusto – Iporã 

Luzenaide Leal da Silva – Curitiba

Márcia Valéria Fabris – Curitiba

Março Aurélio Gaspar – São João do Trunfo

Maria Aparecida Leal da Silva – Campo Largo

Marilene Lemony – Paranaguá

Meire Rose de Castro – Campina Grande do Sul

Patricia Cardoso Pelim – Fazenda Rio Grande

Paulete Cristiane de Oliveira – Pinhais

Rafael Pires de Mello – Colombo

Reginaldo Santos – Apucarana

Rodrigo Toleda – Paranaguá

Rosangela Anhaia – Ponta Grossa

Rosemari de Jesus – Campina Grande do Sul

Sara Leite – Curitiba

Sheila Cristina –  Curitiba

Taís Adans – Piraquara

Valdecir Vicente dos Santos – Fazenda Rio grande

MENU