Apenas 35% dos(as) aposentados(as) concluíram recadastramento na ParanaPrevidência

Apenas 35% dos(as) aposentados(as) concluíram recadastramento na ParanaPrevidência

Em reunião com diretor-presidente do instituto, APP sugere medidas para facilitar procedimento

Nesta terça-feira (09), a APP-Sindicato realizou uma reunião com o diretor-presidente da ParanáPrevidência, Felipe Vidigal, para debater as dificuldades enfrentadas pelos(as) aposentados(as) com o recadastramento, procedimento que serve como prova de vida e essencial para receber em dia a aposentadoria.

Em 2023, o recadastramento passou a ser totalmente digital, por meio do aplicativo da PARANAPREVIDÊNCIA ou do portal da instituição, na área do beneficiário. Entretanto, por exigir validações em duas etapas, como o reconhecimento facial e redirecionamento para link externo ao aplicativo enviado ao e-mail do(a) aposentado(a), a categoria está enfrentando dificuldades. 

A APP elaborou um tutorial com um passo-a-passo do recadastramento, gravado pela secretária estadual de Aposentados(as), Maria Adelaide Mazza Correia. Além disso, o sindicato realizou um treinamento – ofertado em parceria com a Celepar – para o uso de novas tecnologias, no dia 22 de março, na sede de Curitiba.

 

“Existem alguns aposentados(as) que não possuem celular, ou quando possuem, podem ter limitações na visão, prejudicando o acesso ao recadastramento”, complementa Adelaide.

Segundo Felipe Vidigal, atualmente, dos 106 mil aposentados(as), 61 mil já instalaram o aplicativo. Entretanto, apenas 37 mil realizaram todas as etapas do recadastramento, o equivalente a 35%. Devido a esse número alto de pessoas que ainda não concluíram, o presidente da ParanáPrevidência concorda com a necessidade de facilitar o processo, incluindo a realização de mais cursos e oficinas de inclusão digital.

Na reunião, estavam presentes Sandra dos Santos, assessora da APP, Telma Cristine Cabral, responsável pelo atendimento e recadastramento, Luiz Alvaro Lima Da Silva, Analista Prev SR, Felipe Vidigal, diretor-presidente da ParanáPrevidência e Maria Adelaide Mazza Correia, secretária estadual de Aposentados(as).

 

Leia também

>> Aposentados(as) com padrão ativo não precisam efetuar recadastramento na ParanaPrevidência

>> Aposentados(as) acamados(as) podem agendar visita para recadastramento da ParanaPrevidência

MENU