ANPEd e MEC promovem novo seminário sobre ensino médio nesta sexta (26)

ANPEd e MEC promovem novo seminário sobre ensino médio nesta sexta (26)

Encontro presencial será na Universidade Federal do Amazonas e terá transmissão pelos canais da ANPEd e do MEC

Foto: Luiz Damasceno / APP-Sindicato

>> Receba notícias da APP por Whatsapp ou Telegram

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) promoverá, nesta sexta (26), o terceiro encontro da série de Seminários ANPEd, com o tema “Ensino Médio: o que as pesquisas têm a dizer? Subsídios para a Consulta Pública”.  

O evento será na sede da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus, às 15 horas, e transmitido pelo canal da Associação e do Ministério da Educação (MEC)

A iniciativa tem como proposta fomentar o debate entre especialistas de universidades, institutos e escolas e dar visibilidade à pesquisa como subsídio à consulta pública realizada pelo MEC sobre o tema.  

Para a realização do debate, estão confirmados(as) os(as) pesquisadores(as) Doriedson do Socorro Rodrigues, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Sílvia Cristina Conde Nogueira, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Anderson Pereira Evangelista, doutorando do Educanorte. A mediação será realizada por Fabiane Maia Garcia, da UFAM e integrante da diretoria da ANPEd. O MEC será representado pela coordenadora-geral de Ensino Médio, Valdirene Alves de Oliveira.   

Acompanhe a agenda dos seminários ANPEd

Serão, ao todo, cinco seminários entre os meses de maio e junho, com duração de até duas horas por evento, com participação de pesquisadores(as) e doutores(as). Os próximos encontros serão realizados no Rio de Janeiro, no dia 2 de junho, e em Brasília, no dia 6 de junho. O primeiro seminário foi na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista (BA), e o segundo na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba (PR). 

#RevogaNEM

A APP-Sindicato destaca a importância de debates e da participação da comunidade escolar pela revogação do Novo Ensino Médio, pois entende a urgência de um pensar coletivo numa proposição que assegure a educação como direito da classe trabalhadora. 

Na última terça-feira (23), o programa Educação em Pauta da APP trouxe orientações para a categoria participar da Consulta do Novo Ensino Médio. O questionário já foi respondido por mais de 2.300 pessoas.

>> Consulte como foram os seminários

Encontro I

 

Encontro II

Encontro III (em breve)

Consulta Pública 

A Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio foi instituída pela Portaria nº 399/2023, do Ministério da Educação, após a mobilização dos(as) trabalhadores(as) da educação e dos(as) estudantes pela revogação do Ensino Médio.

Prevista para acontecer até 6 de junho, podendo ser prorrogada, a consulta tem como objetivo coletar subsídios que possibilitarão a tomada de decisões sobre os atos normativos que regulamentam o novo ensino médio.

>> A programação completa sobre a Consulta Pública está disponível na  página do MEC.   

>> Leia também:

:: MEC promove quinto webinário sobre Novo Ensino Médio nesta segunda (22)

::Em Seminário na Câmara, CNTE defende revogação do NEM e retirada do Fundeb do arcabouço fiscal

::CNTE defende ação articulada em resposta à consulta do MEC sobre o Novo Ensino Médio

::MEC e Anped promovem webinários com especialistas sobre o Novo Ensino Médio

::Webinário enfatiza necessidade de revogação do Novo Ensino Médio

::Eventos debatem reestruturação do Novo Ensino Médio nesta semana

Isso vai fechar em 0 segundos

MENU