Alep aprova o PL das Privatizações APP-Sindicato

Alep aprova o PL das Privatizações

Base governista emplaca projeto que dá carta branca para privatizações e terceirizações no serviço público

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Na manhã desta quarta-feira (19), durante a última sessão legislativa do ano, a maioria dos(as) deputados(as) estaduais do Paraná disse ‘Sim’ para o Projeto de Lei 586/2018, que dá carta branca às privatizações no Estado. Foram 32 votos favoráveis e 5 contrários. As emendas propostas pela oposição foram barradas.

O Fórum das Entidades Sindicais (FES), do qual a APP faz parte, posicionou-se desde o início da tramitação como contrário ao projeto, pois  ele facilita licenciamentos ambientais e também a privatização ou terceirização de serviços públicos.

Na prática, os(as) deputados(as) deram carta branca para que o próximo governo  estadual privatize estatais como Copel e Sanepar e abre brechas para que os(as) professores(as) e funcionários(as) de escola sejam contratados(as) por empresas terceirizadas, por exemplo. A redação final do PL será colocada em votação no dia 21 de janeiro, uma formalidade para garantir a aprovação logo nos primeiros dias do próximo governo, já que a partir de amanhã (20) a Assembleia Legislativa entra em recesso.