Alep adota tratoraço para aprovar projetos do governo APP-Sindicato

Alep adota tratoraço para aprovar projetos do governo

A Assembleia voltou a utilizar antigo de Comissão Geral, medida autoritária utilizada por Richa para aprovar projetos sem devido debate com a categoria

Foto: Divulgação

Em meio a pandemia causada pelo COVID-19 (coronaVírus), a Assembleia Legislativa do Paraná começou a avaliar projetos utilizando a uma antigo método, então chamado Comissão Geral, medida utilizada para promover Tratoraço em votações no governo Beto Richa (PSDB). O dispositivo que estava presente no regimento interno da ALEP, foi derrubada na greve, em 12 de fevereiro de 2015. Ele facilita que projetos sejam votados sem serem debatidos nas comissões instauradas, ou seja, aprovadas em um único dia e sem um debate adequado.

A direção estadual da APP-Sindicato destaca que a epidemia não pode ser usada como desculpa para utilizar uma ação autoritária que já foi derrotada. “Este dispositivo da Comissão Geral, foi derrubado após uma vitória dos(as) servidores(as) que se mobilizaram. Agora com a desculpa de que todos os projetos têm haver com a pandemia, os(as) deputados(as) voltaram a usar esse dispositivo na sessão e estão debatendo projetos que não estão de fato, relacionados na pandemia”, destaca o presidente da APP-Sindicato, Professor Hermes Leão.

Segundo Hermes Leão, projetos de Ratinho que retiram direitos de servidores(as) poderão ser votados, afirmando que é uma forma de lutar contra o CoronaVírus. “Temos vários projetos que visam atacar os(as) servidor(as) públicos, um exemplo é o projeto 189/2020, que permite ampliar as terceirizações na administração pública e autarquias. Permite, ainda, privatizar o trabalho dos funcionários e funcionárias de escola, como da merendeira”, enfatiza o presidente.

A APP-Sindicato reforça que a categoria deve se mobilizar e cobrar os(as) deputados(as), exigindo que não cedam a política autoritária de Ratinho, que usa do tratoraço como forma de atacar direitos. O Sindicato disponibilizou também um link com o contato dos(as) deputados(as). Acesse o link e cobre os(as) legisladores(as) de sua região.

:: APP-Sindicato denuncia tentativa de restrição em eleição para direções escolares
:: Contra licença especial compulsória, APP-Sindicato orienta servidores(as)
::Justiça concede liminar e impede Ratinho de cancelar sindicalizações
:: Deputados(as) reagem contra oportunismo de Ratinho Junior