Nos dias 1 e 2 de julho acontece o primeiro Seminário dos Trabalhadores em educação com Deficiência do Paraná. A iniciativa é da secretaria de Políticas Sociais da APP estadual e do coletivo de trabalhadores com deficiência do sindicato. Desde o ano passado planeja-se o evento. Neste ano, ele está sendo concretizado. O objetivo é trazer educadores de todo o estado para os dois dias de discussões.
No Brasil, 14,5% da população total encontra-se neste grupo. No Paraná, pelo menos 5% dos trabalhadores possuem deficiência, por causa das cotas de concurso público, e as reivindicações são muitas. Segundo Silvana Prestes, secretária de Políticas Sociais, muitos trabalhadores reclamam das condições de trabalho e são até deslocados da função atribuída no contrato. “Às vezes um profissional que está habilitado para dar aulas acaba sendo colocado na biblioteca, por causa da deficiência”, exemplifica a secretária. Isso demonstra o preconceito com que o tema é tratado e a necessidade de uma pauta específica, que será apresentada ao governo.
Na parte de manhã do primeiro dia o tema da palestra é “O mundo do trabalho e a pessoa com deficiência”, à tarde é sobre “Educação inclusiva”. No sábado pela manhã será debatida a “Organização dos trabalhadores com deficiência”. O encontro acontece no Instituto Paranaense dos Cegos, na Avenida Visconde de Guarapuava, nº 4.186, esquina com a rua Coronel Dulcídio, Batel.