APP é contrária ao fechamento de turmas APP-Sindicato

APP é contrária ao fechamento de turmas

null

A categoria e a sociedade precisam ser mais uma vez informadas: a APP-Sindicato é terminantemente contrária ao fechamento de turmas nas nossas escolas e sobre este ponto não há acordo possível. Trata-se de posição oficial da entidade e qualquer fala em sentido diverso não tem respaldo da direção. Mais: a APP-Sindicato não é governo e, embora tenhamos expressado em termos claros nossa posição à Secretaria de Estado da Educação a respeito, a decisão final sobre o fechamento de turmas cabe única e exclusivamente à Administração Estadual.

Quando a APP procurou o governo, admitiu, contudo, que situações peculiares, como turmas de 10 alunos, pudessem ser consideradas numa reorganização das escolas – no entanto, nunca para que resultassem em turmas de 35, 40, 43 alunos, como vem sendo registrado no Estado.

O caráter antipedagógico da junção de turmas, tomada faltando poucos meses para o fim do ano letivo, é mais que evidente, e a Seed não está considerando o prejuízo à educação e a reação contrária da comunidade e do magistério à iniciativa. A APP reconhece que houve espaço para a negociação, o que permitiu que vários problemas fossem resolvidos, porém algumas situações permanecem pendentes de solução. Em pelo menos um caso, a Seed voltou atrás num compromisso perante a APP e decidiu fechar uma turma no Oeste do Estado.

Conforme já manifestado em reunião com a Seed, a reivindicação da APP é de que as justificativas da comunidade e os argumentos pedagógicos contrários ao fechamento, apresentados caso a caso, sejam considerados pela secretaria. Por ora, para definição das turmas, a secretaria vem trabalhando somente com critérios quantitativos, como número de alunos por metro quadrado. “Isto significa empobrecer e reduzir a questão pedagógica”, disse a professora Janeslei Albuquerque, diretora Educacional da APP.