Paraná terá Conselho Estadual LGBT APP-Sindicato

Paraná terá Conselho Estadual LGBT

null

O Paraná vai criar um Conselho Estadual LGBT para tratar de políticas públicas relacionadas a lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. O anúncio foi feito pelo governo durante a abertura da 2ª Conferência Estadual LGBT do Paraná, realizada no período de 6 a 8 de outubro, em Curitiba.

A Conferência reuniu centenas de pessoas para debater o tema “Por um Estado livre da pobreza e da discriminação: promovendo a cidadania LGBT”. As deliberações serão levadas à Conferência Nacional, que será realizada no dia 10 de novembro, em Brasília.

A Secretaria da Justiça informou que o novo Conselho garantirá espaço de representação igualitária, contribuindo para que qualquer pessoa, independente de sua opção sexual ou credo, viva em liberdade num ambiente de fraterno e pacífico. No encontro, foi destacada a contribuição dada pelo movimento LGBT na conquista de avanços.

A representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Dida Figueredo, informou que o governo federal prepara uma campanha nacional sobre o respeito à diversidade e contra a homofobia, que deverá ser veiculada ainda este ano.

“A criminalização da homofobia é importante, mas também precisamos educar a sociedade contra o preconceito”, disse. Ela informou que o Disque 100, criado para receber denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes, foi ampliado para receber denúncias de violência contra LGBT. Os dados do Disque 100 ajudarão a fazer um diagnóstico para dimensionar o problema no país e para subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas.

O ativista Toni Reis falou dos avanços do movimento, mas reivindicou que os políticos paranaenses trabalhem para aprovar leis de criminalização da homofobia. Ele também pediu que o governo federal a liberação do kit escolar anti-homofobia.

Também falaram no evento os representantes do segmento lésbicas, Syrdara Mesquita; do segmento trans, Rafaelly Wiest; e do segmento bissexuais, Amauri Ferreira Lopes. O encontro, que reuniu 183 delegados, votou diretrizes e representantes estaduais para a etapa nacional.

Com informações da Agência Estadual de Notícias