Presidenta da APP fala na Assembleia Legislativa

null

A presidenta da APP-Sindicato e coordenadora do Fórum das Entidades Sindicais (FES) falou ontem (1º) no expediente da Assembleia Legislativa do Paraná. O discurso foi referente à pauta dos servidores e devia ter sido feito no último dia 26 – data da mobilização do Dia do Servidor.

A sessão deste dia não aconteceu porque só havia 16 deputados na casa – quando o mínimo exigido é de 18. Após quinze minutos de espera, o presidente da assembleia Valdir Rossoni (PSDB) decidiu suspendê-la. É a primeira vez que isso acontece neste ano. A prática habitual é esperar mais tempo, ainda mais porque muitos deputados estavam em seus gabinetes, apenas não marcaram presença. Os servidores que lotavam as galerias voltaram para casa sem serem atendidos.

Porém, a coordenadora voltou na semana seguinte para expor as demandas dos servidores. Ela destacou a relevância do trabalho dos 240 mil servidores do estado e argumentou a favor de melhorias nas condições de trabalho e valorização do serviço público através de carreiras, equipamentos e concursos.

Marlei cobrou dos deputados a respondabilidade de aprovar um novo modelo de saúde para os servidores, em substituição ao SAS. Especificamente da assembleia propôs o debate da previsão orçamentária do valor da date-base e aumento real, projeto da saúde integral, planos de carreira e incorporação das gratificações, resolução dos “desenquadrados”, entre outros.

Acompanhe no vídeo trechos do discurso.