Os educadores e educadoras das escolas estaduais do Paraná inteiro estão participando no dia de hoje (09) da mobilização com aulas de 30 minutos em defesa da implantação imediata dos 33% de hora atividade. Além da luta pela garantia desse direito já garantido por Lei Federal (11738/2008), a mobilização busca ainda a implantação de um novo modelo de assistência em saúde para todo o funcionalismo estadual, reajuste de 22,22% no Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) para professores/as, 10% do PIB para educação e também adequações no Plano de Carreira de funcionários e funcionárias.
Além das aulas de 30 minutos e dos debates que estão acontecendo nas escolas dos municípios que fazem parte de nosso Núcleo Sindical (União da Vitória, General Carneiro, Bituruna, Porto Vitória, Cruz Machado, Paula Freitas, Paulo Frontin, Mallet, São Mateus do Sul e Antônio Olinto) foi realizado também a partir das 10 horas, ato público no antigo calçadão da Av. Manoel Ribas, em União da Vitória com a presença de aproximadamente 100 educadores e educadoras que puderam trocar idéias e entregar à população a “Carta à comunidade“, documento preparado pela APP-Sindicato para explicar a pais, mães e comunidade em geral as razões do nosso movimento.
A expectativa é que o governo se apresse em atender a demanda dos trabalhadores e trabalhadoras, garantindo assim a qualidade que a educação merece.