APP em seminário sobre trabalho docente APP-Sindicato

APP em seminário sobre trabalho docente


null

A professora Walkiria Olegário Mazeto, secretaria Educacional da APP-Sindicato, participou na manhã de hoje, na Reitoria da UFPR, em Curitiba, da mesa de debates que finalizou o Seminário de PesquisaTrabalho Docente na Educação Básica no Brasil“, edição estadual do Paraná, que encerrou um ciclo de debates no país para socializar os resultados da pesquisa realizada nos anos de 2009/2010 para se conhecer e analisar as condições de trabalho dos docentes do ensino básico de sete Estados, entre os quais o Paraná. O seminário se iniciou ontem e parte dos resultados da pesquisa analisada, coordenada pelo Grupo de Pesquisa sobre Política Educacional e Trabalho Docente – Gestrado/FAE/UFMG, está disponível em www.trabalhodocente.net.br

Com o tema a “Valorização profissional e a pauta do movimento docente da educação básica”, a mesa contou ainda com os professores Savana Diniz Gomes Melo (UFMG) e Marcos Alexandre Ferraz (UFGD). Em sua intervenção, a professora Walkíria falou a respeito dos desafios e conquistas dos trabalhadores da educação no Paraná e da forma de organização da APP-Sindicato no Estado. Ela enumerou diversas conquistas dos trabalhadores da educação na última década e meia, como a hora-atividade, os concursos que mudaram o perfil do educador, o plano de carreira, o PDE e a equiparação com os demais profissionais de nível superior do quadro do Estado (ainda em implantação).

Segundo a diretora Educacional, um grande desafio é transmitir às novas gerações de educadores, que chegam agora às salas de aula, egressos de aprovação em concurso, a luta implicada em cada uma destas “Estes jovens professores entram numa situação mais confortável e não veem tão claramente a necessidade de luta sindical”, afirmou. Ela ainda mostrou que o sindicato pode e deve se mostrar como fonte de alternativas para a escola pública que tenta ser imposta pelo poder instituído.

MENU