Secretários de Aposentados da APP participam de seminário

Secretários de Aposentados da APP participam de seminário


null
Reunidos nesta terça (13) e quarta-feira (14) no Salão Nobre da APP-Sindicato, em Curitiba, o Coletivo Estadual de Aposentados da APP participa de um seminário estadual que tem como objetivo a discutir demandas e ações para o ano de 2012. A reunião de planejamento conta com a participação dos secretários da pasta dos 29 núcleos sindicais da APP, bem como da professora Tomiko Kiyoku Falleiros, secretária estadual de Aposentados do sindicato, além da presidenta da entidade, professora Marlei Fernandes de Carvalho.

“Este é o primeiro encontro, do ano, com os secretários dos núcleos sindicais de todo o Estado. Vamos discutir os temas de interesse para o segmento dos aposentados, que são a saúde, o pagamento dos precatórios, a reformulação da ParanáPreviência. Além desses temas, que teremos convidados para fazer estas falas, teremos ainda, no período da tarde de hoje, o início da avaliação dos trabalhos da estadual com relação ao ano de 2011, e, logo em seguida, a avaliação dos trabalhos dos coletivos dos núcleos. Vamos avaliar onde avançamos e no que ainda queremos avançar. Para o dia de amanhã, prosseguiremos com a avaliação e entraremos no planejamento para as nossas atividades. As estratégias e ações para colocarmos em pratica em 2012 e 2013, visando os encontros nacionais”, explicou Tomiko.

No início da atividade, a presidenta da APP fez uma saudação aos aposentados e aposentadas e lembrou o papel importantes destes educadores nas conquistas históricas da categoria. “É uma questão de reconhecimento”, destacou. Marlei também falou de outro tema que classificou de essencial para os aposentados. “Estamos sempre cuidando, vigiando, a ParanáPevidência. Não podemos esquecer que no final de 2010 o governo enviou um projeto para a Assembleia Legislativa do Paraná, propondo alterações nas regras da aposentadoria – o que na época eles denominaram de ‘novo plano de custeio’. Precisamos estar sempre atentos para barrar medidas dessa natureza, que prejudiquem os nossos aposentados e também aqueles que estão na ativa”, alertou.

Além da secretária de Aposentados e da presidenta da APP, compareceram à abertura do seminário a secretária de Formação da APP, professora Janeslei Aparecida Albuquerque – que salientou a importância da participação dos aposentados nas etapas regionais dos cursos de formação da APP -, a secretária Educacional da entidade, professora Walkíria Olegário Mazeto, a secretária de Sindicalizados Mariah Seni Vasconcelos Silva. O secretário de Saúde e Previdência da APP, professor Idemar Vanderlei Beki, acompanhado do membro coordenador do Fórum das Entidades Sindicais (FES), o sindicalista Heitor Rubens Raymundo, falaram sobre o projeto de lei de reformulação da ParanáPrevidência, bem como do andamento das negociações entre Estado e servidores a respeito de um novo modelo de atendimento a saúde dos funcionários públicos do Paraná.  A advogada Gisele Soares, do Departamento Jurídico da APP, falou sobre as ações que a entidade move na justiça sobre os temas: Nível PG7, Nível III, aula-extraordinária, RDT Proporcional (antes de 2004) e, finalmente, fez esclarecimentos sobre o pagamento de precatórios.

No período da tarde do primeiro dia de atividades, o Coletivo receberá o secretário de Organização da APP, professor Hermes Leão, que falará sobre o tema: ‘O processo de envelhecimento na sociedade capitalista’. Amanhã (14), segundo dia de trabalho, os secretários devem, no período da manhã, apreciar o plano de trabalho 2011/2012 da Secretaria Estadual de Aposentados do sindicato, além de analisar o que foi realizado tanto pela instância estadual, como pelas secretarias regionais. No período da tarde, será debatido o plano de ação para este ano e, no encerramento, será feita a apresentação de expectativas e demandas resultantes dos grupos de trabalho (GTs) do planejamento estratégico realizado nos núcleos sindicais.

:: Veja a galeria de fotos do seminário

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU