A secretária Educacional da APP-Sindicato, professora Walkíria Olegário Mazeto, participou neste sábado (24) do workshop “Vida de Professor”, promovido pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Também estavam presentes na atividade a professora Deise Picanço, vice-diretora do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e o professor doutor Eduardo Barra, coordenador de gestão do Pibid na UFPR, a professora doutora Maria Amélia Zainko, pró-reitora de Graduação da UFPR, e a professora doutora Andrea Caldas, diretora do Setor de Educação da UFPR.
O Pibid é um programa que visa aproximar a universidade da escola de Educação Básica pública. Nele, o universitário adquire experiência e a escola é incitada a repensar seu projeto pedagógico. A meta do programa é de que até 2012 a iniciativa tenha o número de bolsas duplicado, o que perfazeria um total de 45 mil bolsistas interagindo com a escola.
No evento, os bolsistas Pibid apresentaram documentários sobre a “vida de professor”, relatos gravados revelando os problemas, as contradições e as possibilidades do vir a ser da escola pública. Após a apresentação dos documentários, os bolsistas tiveram oportunidade de dialogar com as professoras Andrea Caldas e Walkíria Mazeto sobre as implicações, impasses e desafios do trabalho docente.
Para a pró-reitora Maria Amélia Zainko, existem ainda, infelizmente, governos que se dizem comprometidos com a Educação, mas que se recusam a pagar o Piso Salarial Nacional dos Professores (PSPN). “A questão do professor passa pela valorização profissional, formação, condições objetivas de trabalho e o salário. Estamos construindo uma sociedade do conhecimento, onde o professor é a figura central. É ele que vai formar agentes transformadores desta sociedade”, diz Maria Amélia.
Texto elaborado pela Secretaria Educacional da APP-Sindicato