O conselho estadual da APP-Sindicato esteve reunido durante toda essa sexta-feira em Curitiba, como é de costume, às vésperas da assembleia estadual. Na parte da manhã foram aprovadas as contas e o planejamento orçamentário. Na parte da tarde foi marcada uma reunião extraordinária para definir itens urgentes.
Na última reunião com o governo, foi feita uma proposta de reajuste (clique aqui). Os conselheiros irão indicar para a assembleia de amanhã que se acate parcialmente a proposta. Foi aprovado o acolhimento da proposta salarial para os professores desde que se continue discutindo a retroatividade a janeiro. Irão defender também que o governo apresente proposta de reajuste de 7,16%% para os funcionários ainda neste mês (além dos 6,5% da inflação) e rejeitou a proposta de hora-atividade, reafirmando que é necessário a implantação de 33% imediatamente.
Devido as reivindicações, foi votada uma jornada de luta para os meses de abril e maio, que conta com paralisação em 26 de abril, aulas de 30 minutos e ato público dos funcionários no dia 09 maio e nova assembleia estadual no dia 19 de maio, que poderá ser antecipada, se necessário.
Também foram aprovados a nova resolução para XI Congresso Estadual da APP, que continuará nos dias 29 e 30 de junho. O Congresso teve início em dezembro e será reinstalado a fim de votar alterações no estatuto. Outra resolução referendada, foi sobre a eleição de delegados da APP-Sindicato para o Congressos da CUT (Cecut de 24 a 27 de maio em Curitiba e Concut de 09 a 13 de julho em São Paulo). As assembleias regionais para eleger delegados devem ser realizadas de 25 de março a 22 de abril.
Foi ratificado o referendo dos nomes para compor a Direção Regional Provisória do Núcleo Sindical de Toledo; e também sobre a decisão judicial sobre o processo eleitoral do Núcleo Sindical de Londrina, que terá novas eleições em 15 de maio.
Compõem o conselho a Diretoria Estadual, presidentes de Núcleos Sindicais, representantes de Base do CNE (Conselho Nacional de Entidades da CNTE), representantes titulares da APP-Sindicato no Conselho Estadual de Educação, ao Conselho do Magistério, ao Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb e a presidente do Conselho Fiscal, além dos representantes de base eleitos.