APP participa de conselhos da UFPR e IFPR

APP participa de conselhos da UFPR e IFPR


null

A presidenta da APP-Sindicato, professora Marlei Fernandes de Carvalho, e a secretária de Formação Político-Sindical, professora Janeslei Aparecida Albuquerque, participaram ontem (02) da primeira reunião da comissão que deverá propor ao Conselho Universitário da Universidade Federal do Paraná (UFPR) a organização do Congresso Estatuinte, que tem por objetivo rever o estatuto de entidade. Única representante da sociedade civil e da educação básica no conselho a presidenta, que é membro titular, também terá como tarefa, em conjunto com os demais conselheiros, sensibilizar a comunidade acadêmica por meio de seminários, palestras e oficinas que desencadeiem o movimento de reflexão sobre o modelo de universidade. “O Congresso Estatuinte será um marco importante na gestão da UFPR, um momento de reflexão e construção de diretrizes organizativas que se desdobrarão na Estatuinte Universitária, garantindo os parâmetros da democracia que sempre defendemos”, explica Marlei.

No Instituto Federal do Paraná (IFPR), Marlei é titular do Conselho Superior e Professor Paixão, secretário de Imprensa do sindicato, é suplente. O Conselho Superior, chamado Consup, é o órgão máximo do colegiado do IFPR, de cárater consultivo e deliberativo, que tem entre suas atribuições aprovar as diretrizes de atuação do IFPR e zelar pela execução de sua política educacional, como também, coordenar o processo de eleição do Reitor e dos Diretores de Câmpus.

Participar deste espaço é importante porque é o local de formação inicial dos professores. “A APP-Sindicato representa os trabalhadores da educação básica de toda a rede estadual e tem sua trajetória de 65 anos marcada pela defesa da educação pública, por isto nos sentimos honrados em ocuparmos estes espaços de debates e deliberações dos Conselhos da UFPR e IFPR. Sabemos que este é um reconhecimento a representatividade da APP, ao trabalho desenvolvido e a nossa atuação na construção do Plano Nacional de Educação (PNE)”, declara Marlei.

Isso vai fechar em 0 segundos

MENU