Na manhã de hoje (13), a direção do Núcleo Sindical da APP em Mandaguari e os representantes de municípios, estiveram reunidos na sede do núcleo, para realização do planejamento das atividades políticas e de formação do ano de 2012.
Os participantes discutiram os eixos que nortearam o planejamento: “Estratégia Geral – a sociedade que queremos”; “A escola que queremos”; e “Relação com a categoria: organização e dinâmica de funcionamento”.
Os destaques foram:
– a fundamental participação da APP nas eleições municipais de 2012, organizando debate entre os candidatos.
– divulgação nos meios de comunicação (rádio, TV e internet) das atividades, lutas e conquistas da APP.
– buscar aproximação junto aos grêmios estudantis.
– organizar coletivo regional da juventude da APP.
– indicativo de seminários regionais sobre: “violência nas escolas” e “modelo tributário com debate sobre a importância do financiamento dos serviços públicos”.
– formação dos trabalhadores em educação.
– sindicalização itinerante: núcleo nas escolas para tirar dúvidas e sindicalizar.
Definiu-se ainda a formação política sindical educacional regional de 2012, com a indicação de quatro cursos de formação: Política Sindical, Gênero e Etnia, funcionários e sobre FUNDEB. Nos próximos dias o grupo de trabalho regional – GTR, composto por: Maria Ignês Teixeira (presidente), José Ricardo Donatti Corrêa (organização), Elisabete Cardoso Alexandre (formação), Maria Aparecida dos Santos Fineto (finanças), Rodrigo Pedro Casteleira (gênero), Marisa Márcia Romagnoli (funcionários) e Marcilene Apda. Donatti Corrêa (funcionária do NS), irão se reunir para conclusão da formatação dos cursos.
Em comemoração aos 65 anos da APP-Sindicato, o núcleo sindical irá solicitar espaço nas tribunas das Câmaras Municipais de seus municípios (Mandaguari, Marialva, Jandaia do Sul, Marumbi, Bom Sucesso e São Pedro do Ivaí), para apresentação do histórico de lutas de nosso sindicato.
O núcleo sindical de Mandaguari iniciou suas atividades em 27/05/1982, elegendo sua primeira direção. Foram anos de crescimento e amadurecimento, que hoje refletem em um núcleo forte e atuante na construção de uma educação pública de qualidade. Muito se fez, e muita há de se fazer. Esses planejamentos anuais norteiam os passos para essa conquista, ressaltou a direção regional.