A CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) está representada no 3º Encontro dos Administrativos da Educação da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) pela secretária de Relações Internacionais da CNTE e vice-presidente da Internacional da Educação para a América Latina (IEAL), Fátima Silva, de MS, que também já foi presidente da FETEMS, pelo Coordenador do Departamento de Funcionários Administrativos da Educação da Confederação, Edmilson Ramos de Camargo (Lamparina) e pelo secretário executivo da entidade, José Valdivino de Moraes, que também é secretário de Funcionários da APP-Sindicato.
De acordo com o presidente da FETEMS, Roberto Magno Botareli Cesar, a presença dos companheiros de luta da CNTE fortalece a Federação e engrandece o debate que será realizado. “A presença de três companheiros de luta da nossa Confederação fortalece a FETEMS, pois mostra a relação que estamos tendo em nível nacional, já que sabemos que sozinhos não construímos nada e é a união dos sindicatos nos municípios, estados e da CNTE que é responsável pelas nossas maiores conquistas, além disso, os debates são engrandecidos, porque os representantes possuem uma visão mais ampla dos assuntos que serão tratados, estão no dia-a-dia em Brasília acompanhando de perto as mudanças e os novos acontecimentos para a categoria”, afirma.
Segundo a secretaria de Relações Internacionais da CNTE, Fátima Silva, sul-mato-grossense, que inclusive já foi presidente da FETEMS, é um motivo de orgulho ver o auditório da Federação lotado com funcionários administrativos da educação dispostos a debater melhorias para a categoria. “Mais uma vez a FETEMS comprovou que está cumprindo o seu papel em Mato Grosso do Sul, honrando a sua história, pois está sendo o principal espaço de debate da categoria na luta por uma educação pública mais digna, humana e igualitária”, ressalta.
Para Lamparina, do Departamento de Funcionários Administrativos da Educação da Confederação, o Encontro dos Funcionários Administrativos da Educação da FETEMS deveria servir de exemplo para todos os sindicatos da educação do Brasil. “Não só este Encontro como a organização da FETEMS deveriam ser exemplos para os sindicatos da educação do Brasil, pois o formato Federação e sindicatos de base de Mato Grosso do Sul já comprovaram que este é um caminho que dá certo para o fortalecimento das lutas da categoria”, disse.
Já para o secretário executivo da CNTE, José Valdivino de Moraes, espaços como o Encontro dos Administrativos são excelentes para o fortalecimento e para a construção das principais metas de luta dos trabalhadores em educação brasileiros. “São em momentos como este, com a base presente no sindicato, que vamos conseguir fortalecer e construir as nossas bandeiras de luta. É muito gratificante ver os administrativos da educação de Mato Grosso do Sul reunidos, organizados e prontos para expandir o seu conhecimento e se preparar para ir a luta por seus direitos”, conclui
Além de participarem da abertura do evento Lamparina e Valdivino serão palestrantes do Encontro na manhã desta segunda-feira (16).