Encontro em MS debate Profuncionário de nível superior

Encontro em MS debate Profuncionário de nível superior


null

O secretário executivo da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), José Valdivino de Moraes, foi o responsável pela palestra na manhã desta segunda-feira (16) no 3º Encontro dos Administrativos da Educação da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul). O tema foi o Profuncionário de nível superior e a importância da formação continuada para uma melhora na qualidade do ensino público ofertado.

De acordo com Valdivino a luta pela formação e profissionalização dos trabalhadores de escola se dá desde 1995. “Em 15 anos ocorreram muitos avanços, como o Programa Profuncionário, implementado pelo Governo Federal para formar os funcionários administrativos da educação, mas infelizmente muitos Estados ainda relutam para não assumir esse compromisso, por isso um Encontro deste é de extrema importância para o fortalecimento da nossa luta”, disse.

Para o secretário executivo da CNTE a valorização profissional e a formação começam desde o ingresso do trabalhador na carreira. “Para que um programa como o Profuncionário chegue até o nível superior é necessário que o trabalhador tenha alguns direitos garantidos, como o ingresso na carreira, através do concurso público, que tenha uma melhoria no vencimento e que realmente o administrativo da educação seja reconhecido como um educador que participa diretamente da construção do ensino público em nosso país”, ressalta.

Valdivino disse ainda que o Profuncionário de nível superior irá trazer uma melhor significativa nas condições de trabalho ofertada para os administrativos da educação. “Com certeza a valorização profissional passa pela formação continuada, por isso o Profuncionário de nível superior é tão importante para alcançarmos melhorias como um Piso Salarial justo, para que tenhamos profissionais cada vez mais capacitados e que entendamos a necessidade de termos um novo conceito de educador e educação”, disse.

Outros debates sobre o Programa Profuncionário serão realizados durante o evento, com representantes do MEC e da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul.


Leia também:

:: CNTE participa do 3º Encontro dos Administrativos da Educação

MENU