Sobre Educação Profissional e ProFuncionário

Sobre Educação Profissional e ProFuncionário


null

Na tarde desta segunda-feira (23), a presidenta da APP-Sindicato, professora Marlei Fernandes de Carvalho, o secretário de Funcionários, José Valdivino de Moraes, e o secretário de Assuntos Jurídicos, Mario Sérgio Ferreira, estiveram em reunião com a chefa do Departamento de Educação Profissional da Secretaria de Estado de Educação (Seed), professora Marilda Aparecida Diório Menegazzo, e a assessora Margaret Sbaraini. O objetivo foi debater o processo de não abertura de cursos da Educação Profissional em Escolas do Estado. A alegação da Seed é o alto índice de evasão. Todos os cursos que tiveram uma evasão superior a 25% das matrículas de primeiro ano, do semestre passado, foram indeferidas neste momento.

A APP posicionou-se contrária a essa argumentação, entendendo que as escolas assumiram os compromissos do ofício 07/2012, que estabelecia vários itens para a composição das matrículas. Mesmo assim, a Secretaria interrompeu uma nova matrícula de vários cursos. Os alunos têm o direito à matrícula e a essa modalidade de ensino. As escolas têm realizado todos os esforços contra a evasão, e a entidade entende que na grande maioria são alunos adultos e que, muitas vezes, de fato, não conseguem permanecer nos estudos. Isto não é um problema somente da Educação Profissional, mas a solução não pode ser a exclusão da abertura de matrículas do curso. A direção da APP continua realizando o debate sobre a abertura das turmas junto à Seed. A entidade solicita que enviem as justificativas necessárias para que a entidade possa intervir. Todas as manifestações que chegaram a APP na semana passada foram tratadas nessa reunião.

Esse tema voltará no debate da reunião mensal de negociação com o Secretário de Educação Flavio Arns.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PROFUNCIONÁRIO:

A direção da APP-Sindicato também teve acesso ao número de funcionários e funcionárias da Educação que passaram pelo programa de formação continuada ProFuncionário. O sindicato entende que há um número expressivo de funcionários que já estão profissionalizados, vários que estão cursando, além das novas turmas. Essa política de formação é uma das principais conquistas da pauta dos educadores e a APP pretende avançar até que todos os funcionários da Educação estejam profissionalizados.

Vejam os números:

Total de formados até 2010

8.946 funcionários e funcionárias

Total de formados em 2012

1.758 funcionários e funcionárias

Total de funcionários em formação até 2013

3.325

Total de matrículas para início de agosto/2012

1.731 funcionários

Existem, então, um total de 15.760 funcionários que já estarão profissionalizados até 2014, de um total de 19.702 funcionários e funcionárias do QFEB. Assim, prossegue o debate sobre novos concursos e atendimento da totalidade de funcionário. A luta não para!

MENU