Nos dias 16 e 17 de agosto, o Instituto Reage Brasil, o Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR) e o grupo Uninter, trazem a Curitiba uma das maiores especialistas do país em Dívida Pública. Graduada em Administração e Ciências Contábeis, MBA em Administração Tributária pela Fundação Getúlio Vargas, Coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, membro da Comissão de Auditoria Oficial da Dívida Pública Equatoriana e Assessora Técnica da CPI da Dívida Pública realizada pelo Congresso Nacional, Maria Lúcia Fatorelli tem várias obras como a organização do livro “Auditoria da Dívida: Uma questão de Soberania”, além de consultora internacional em diversos debates organizados sobre a Dívida em países europeus. Fatorelli, além de palestras, realizará uma entrevista coletiva sobre o tema da Dívida Pública. O evento conta também com o apoio do advogado Cláudio Antônio Ribeiro.
O problema do endividamento dos países nunca esteve tão em voga, não só em virtude das medidas de austeridade tomadas nos países centrais, como também pelos reflexos provocados pela crise econômica nos países periféricos, como o Brasil. Questiona-se se os modelos adotados pelas economias emergentes não estariam a médio e longo prazo reproduzindo os mesmos resultados que se vê agora na Europa. O grande alarde em torno da elevação dos juros dos títulos das dívidas da Itália e Espanha, entre outros países da comunidade europeia, com uma margem que variam de 5% a 6% levantam dúvidas sobre o planejamento de uma Dívida como a nossa, brasileira, que mantém taxas de 8% de juros, a menor da história do país, mas continua sendo o terceiro dentre os mais elevados do mundo.
O problema da Dívida Pública, longe de ser tangencial, impacta drasticamente no Orçamento da Nação, consumindo em torno de 45% de nossos recursos, trazendo consequências como a desindustrialização do país, ausência de recursos para infraestrutura, educação, saúde e moradia, entre outras áreas; dependência do modelo de exportação de commodities, exploração desenfreada dos recursos naturais como o Pré-Sal e minérios, etc. Tendo em vista este cenário, várias instituições tem se mobilizado para um debate mais profundo sobre o tema da Dívida Pública e organizando comitês em diversos estados brasileiros. A realização dos debates visa esclarecer a população sobre os reais números da Dívida, sua origem e evolução, suas conexões com os vários setores de produção no país, seus efeitos na carga tributária e as consequências disso no dia a dia da vida do cidadão.
Segundo a presidente do Instituto Reage Brasil, Dra. Clair da Flora Martins, o “assunto é do interesse de todos os brasileiros já que a questão da Dívida está na raiz da destinação de nossos recursos orçamentários”. Os debates realizados pelas instituições são abertos ao público com entrada franca.
Serviço:
Dia 16 – Quinta-feira
14h – Entrevista Coletiva com Maria Lúcia Fatorelli, no Sindicato dos Engenheiros do Paraná . Local: Rua Marechal Deodoro, 630 – 22º andar – Conj. 2201 – Centro Comercial Itália