NS Cascavel promove XVII Conferência Regional de Educação APP-Sindicato

NS Cascavel promove XVII Conferência Regional de Educação

null

Com o tema “A Ciência, a Educação e as Lutas de Classes” inicia nesta quinta-feira (24) a XVII Conferência Regional de Educação de Cascavel. A atividade é promovida pelo Núcleo Sindical da APP em Cascavel, pela Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste e peloGrupo de Pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil – GT da Região Oeste do Paraná (HistedoPR). A atividade será realizada na Univel (Avenida Tito Muffato, n 2.317, bairro Santa Cruz). Veja, abaixo, a programação completa:

Dia 24/08 – Sexta-feira
Manhã
Início: 8h00-8h30 – Recepção e café
08h30-09h00 Apresentação Cultural – Roda de Viola de Braganey
09h00-09h30 Cerimônia de Abertura
TEMA: EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA RELAÇÃO CAPITAL E TRABALHO
Mesa 1 – 9h30-11h10
Coordenador: Professor Doutorando Sebastião Rodrigues Gonçalves
9h30-10h20 – EVELINE BERTINO ALGEBAILE: Graduação em Educação Artística pelo Instituto Metodista Bennett (1992); Mestrado (1996); Doutorado em Educação (2004).
10h20-11h10 – CESAR SANSON: Graduação em Filosofia pela PUC-PR (1981); Especialização em Economia e Trabalho (1997); Mestrado em Sociologia (2002); Doutorado em Sociologia (2009). Toda a Pós-Graduação pela UFPR.
11h10-12h30 – Debate
12h30-14h00 – Almoço
Tarde
TEMA: A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA NA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO COMO INSTRUMENTO DE PODER
Mesa 2 – 14h00-15h40
Coordenador: Professor Amancio Luiz Saldanha dos Anjos
14h00-14h50 – FLORIANO JOSÉ GODINHO DE OLIVEIRA: Graduação: Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela UFF-RJ (1986/1987); mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela UF-RJ, (1993); doutorado em Geografia Humana, pela USP (2003) e Pós-doutorado pela Universidade de Barcelona, Espanha (2009/2010).
14h50-15h40 – ERNELDO SCHALLEMBERGER: Graduação em Estudos Sociais (1975), e em História (1976); Especialização em História (1977); Graduação em Filosofia (1981). Todos na Faculdade Dom Bosco-RS; Mestre em História da Cultura Brasileira (1986), pela (PUC-RS); Especialização em Epistemologia das Ciências Sociais. UNIOESTE (1992); Doutor em História da Cultura Brasileira (2001), pela PUC-RS; Pós-Doutorado em História (2008-2009), pela UFPR.
15h40-17h00 – Debate

Dia 25/08 – Sábado
Manhã
Início: 08h00-08h30 – Recepção e café
08h30-09h00 – Apresentação Cultural – Orquestra de Viola Caipira Guarani de Guaraniaçu
09h00-09h30 – Lançamento e relançamento de livros
TEMA: A CIÊNCIA, A EDUCAÇÃO E A EXCLUSÃO SOCIAL
Mesa 3 – 9h30-11h10
Coordenador: Professor Mestre Fabiano Lombardi
9h30-10h20 – ZACARIAS JAEGGER GAMA Graduado em História pela UFF (1973); Especialização em Bacharelado em História UFF (1974); Mestrado em Educação foi realizado na PUC-Rio, em 1993; doutorado em Educação pela UFRJ em (2002); Pós-doutoramento na Universidade de Lisboa (Instituto de Educação) com bolsa integral da CAPES, recentemente.
10h20-11h10 ANDRÉA CALDAS: Graduação em Pedagogia (1990); Mestrado em Educação (1998); Doutorado em Economia Política da Educação. Todos pela UFPR.
11h10-12h30 – Debate
12h30-14h00 – Almoço
Tarde
TEMA: A CIÊNCIA E A EDUCAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA DE CLASSE
Mesa 4 – 14h00-15h40
Coordenador: Professor Doutor Paulino José Orso
14h00-14h50 – JULIO CARLOS FIGUEIREDO: Graduação em Psicologia pela Faculdade de Humanização Pedro II (1977); Especialização em Psicologia, FGV (1979); Mestrado em Administração pela UFF-RJ (2001).
14h50-15h40 – PAULO CÉSAR DE CASTRO RIBEIRO: Formação Técnica de Gestão em Saúde pela EPSJV-Fiocruz (1990). Graduação em Ciências Sociais pela UERJ (2007). Mestrando no Programa de Políticas Públicas em Formação Humana (PPFH) pela UNERJ-Rio.
15h40-17h00 – Debate
17h00 – Encerramento