APP promove, nesta quarta (5), ato em defesa da educação pública APP-Sindicato

APP promove, nesta quarta (5), ato em defesa da educação pública


null
A APP faz um ato com panfletagem nesta quarta, às 10h30, na Boca Maldita, para exigir que as seguintes promessas feitas pelo governo sejam cumpridas:

Até 17/09 – Pagamento da parcela de 6,66% de reajuste, referente à Lei do Piso

Até 30/09 – Encaminhar Plano de Carreira dos Funcionários para a Assembleia incluindo reajuste de 3,54% ou R$ 100 no auxílio transporte.

Até 30/09 – Implementar as promoções e progressões, com os atrasados do PDE 2009. 

Até 31/10 – Encaminhar Plano de Carreira do Magistério

:: Janeiro de 2013 – 33% de hora-atividade
:: 10% do PIB para Educação

Os educadores estão em estado greve até dia 18, quando fazem paralisação e uma nova assembleia para definir os rumos das mobilizações.

A mobilização na Boca Maldita faz parte de um movimento nacional. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) promove a VI Marcha Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, nesta quarta-feira, 05 de setembro, em Brasília. São esperados 10 mil trabalhadores na Esplanada dos Ministérios.

Uma das principais lutas dos trabalhadores da educação brasileira, a Lei Nacional do Piso do Magistério, promulgada em 2008 (Lei 11.738/08), ainda não é respeitada por 10 estados brasileiros. E outros 11 Estados não cumprem integralmente a lei, o que inclui a hora-atividade, que deve representar no mínimo 1/3 da jornada de trabalho do professor, conforme aprovado pelo Supremo Tribunal Federal em 2011.

O Paraná aprovou, no dia 29 de agosto, a lei de reajuste do magistério, a qual alcançará a Lei do Piso. O governo prometeu o pagamento de uma parcela de 6,66% até o dia 17 de setembro e a próxima parcela em outubro. Porém, este pagamento deveria ter sido feito e julho, e os educadores agora se mobilizam para que o reajuste chegue, de fato, à folha de pagamento dos professores.

MENU