Infelizmente, por decisão da Perícia Médica do Estado, 31 de agosto de 2012 foi o último dia de atividades da Junta de Inspeção da Perícia Médica de Loanda (JIPM). Milhares de servidores desta região deixaram de ser atendimentos, tendo de se descolar para Paranavaí.
A alegação do governo é a de otimizar o uso de recursos públicos, já que nesta junta, existia pouca demanda, não se justificando a manutenção de uma estrutura com funcionários e perito.
Outro agravante da região de Loanda que conta com 12 municípios, é que não existe o atendimento básico de saúde do Sistema de Atendimento à Saúde (SAS), obrigando ao servidor a se deslocar para Umuarama para fazer uma simples consulta.
O governo tem por obrigação administrar da melhor maneira possível os recursos públicos, mas sem deixar de levar em consideração, às condições em que vivem e trabalham esses servidores públicos estaduais da região noroeste do estado, distantes dos principais centros de saúde do estado.
Com o objetivo de serem ouvidos pelo governo, o Núcleo Sindical da APP-Sindicato de Paranavaí organizou um abaixo-assinado contendo centenas de assinaturas dos servidores que compõem os 12 municípios da região de Loanda, que são contrários ao término das atividades desta junta pericial.
Este abaixo-assinado será protocolado junto a Secretaria de Administração e da Previdência, como também na Divisão de Medicina e Saúde Ocupacional (DIMS), reivindicando que o governo reavalie a posição e libere o retorno das atividades desta Junta.