Ato na Boca Maldita defende pauta da educação APP-Sindicato

Ato na Boca Maldita defende pauta da educação


null

:: Ouça mais na Rádio APP (clique aqui)

A APP fez um ato com panfletagem nesta quarta, às 10h30, na Boca Maldita. A intenção é divulgar para a população as questões pela quais a educação passa em nível local e nacional.

No Paraná, os educadores exigem que as seguintes promessas feitas pelo governo sejam cumpridas:

Até 17/09 – Pagamento da parcela de 6,66% de reajuste, referente à Lei do Piso

Até 30/09 – Encaminhar Plano de Carreira dos Funcionários para a Assembleia incluindo reajuste de 3,54% ou R$ 100 no auxílio transporte.

Até 30/09 – Implementar as promoções e progressões, com os atrasados do PDE 2009. 

Até 31/10 – Encaminhar Plano de Carreira do Magistério

:: Janeiro de 2013 – 33% de hora-atividade

Os educadores estão em estado greve até dia 18, quando fazem paralisação e uma nova assembleia para definir os rumos das mobilizações.

Marcha da educação

A mobilização faz parte de um movimento nacional. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) é a CUT promove hoje (05) a VI Marcha Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, em Brasília. São esperados 10 mil trabalhadores na Esplanada dos Ministérios e representantes da APP estarão presentes.

O Plano Nacional da Educação (PNE), que irá reger as ações para a educação no país nos próximo 10 anos, é uma das bandeiras. “O PNE ainda não tomou a devida proporção na sociedade como um todo. Neste plano tem proposta de creche para a maioria da população, escola integral e 10% do PIB para a área, por isso o nosso intuito é informar a população”, afirma Marlei Fernandes de Carvalho, presidenta da APP. A votação do Plano foi adiada graças a um recurso assinado originalmente por 80 deputados. 13 já retiraram a assinatura. Nenhum deles do Paraná (saiba mais).

Piso

A Lei Nacional do Piso do Magistério, promulgada em 2008 (Lei 11.738/08), ainda não é respeitada por 10 estados brasileiros. E outros 11 Estados não cumprem integralmente a lei, o que inclui a hora-atividade, que deve representar no mínimo 1/3 da jornada de trabalho do professor, conforme aprovado pelo Supremo Tribunal Federal em 2011.

O Paraná aprovou, no dia 29 de agosto, a lei de reajuste do magistério, a qual alcançará a Lei do Piso. O governo prometeu o pagamento de uma parcela de 6,66% até o dia 17 de setembro e a próxima parcela em outubro. Porém, este pagamento deveria ter sido feito e julho, e os educadores agora se mobilizam para que o reajuste chegue, de fato, à folha de pagamento dos professores.

 

MENU