A APP-Sindicato participa com uma delegação de 15 educadores da 8ª 8ª Conferência Nacional de Educação Paulo Freira promovida pela CNTE que acontece no Recife entre os dias 19 a 21 de setembro.
A Conferência acontece num momento de grande relevância internacional e nacional para a luta da educação pública, laica, democrática e de qualidade socialmente referenciada.
Integra o processo de debate, reflexão e elaboração coletiva Rumo ao Movimento Pedagógico Latino-americano, que teve inicio em Bogotá-Colômbia (dezembro 2011) e que culminará na Conferência Continental de Educação, em 2013, no Recife, em comemoração aos 92 anos de nascimento de Paulo Freire.
O tema central dos debates será o Plano Nacional de Educação (PNE) com as temáticas:
– O Papel do Estado em defesa do direito à educação de qualidade;
– Currículo e avaliação dos sistemas escolares;
– Financiamento e Sistema Nacional de Educação: desafios e perspectivas à luz do pacto federativo e o novo Plano Nacional de Educação;
– Formação e valorização dos trabalhadores em educação.
Entre os palestrantes e debatedores conta com Emir Sader, Miguel Arroyo, Rubens Barbosa de Camargo, José Marcelino Rezende Pinto, Alfredo Gomes, Maria Isabel de Almeida, João Monlevade e Carlos Augusto Abicalil.
Emir Sader
No período da manhã desta quarta-feira, o professor Emir Sader fez uma ampla reflexão sobre “O papel do estado em defesa do direito a educação de qualidade”. Ressaltou o desafio dos trabalhadores da educação para enfrentar a hegemonia ideológica norteamericana, que impõe, além da hegemonia militar e tecnológica, um modo de vida e conjunto de valores pautado no individualismo, egoísmo, competição e consumismo.
Segundo ele, educação emancipatória é, fundamentalmente, desalienação, e não apenas acúmulo de conhecimentos. Para isso, é necessário tirar a educação pública da esfera mercantil e trazê-la para a esfera pública. Numa palestra de mais de uma hora e meia, analisou o papel do trabalhador do serviço público, sobretudo da educação em todos os níveis. Emir Sader convoca todos os educadores para o compromisso com o conjunto da luta ideológica por valores pautados na solidariedade.
Informações repassadas por Walkíria Mazeto, secretária Educacional e Janeslei Albuquerque, secretária de Formação da APP.